Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8114
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | Verificação do uso do software Tracker como ferramenta de ensino das leis de Newton em escolas públicas |
Autor(es): | Rosa, Ana Paula |
Primeiro Orientador: | Wanzeller, Wanderson Gonçalves |
Resumo: | Nesse trabalho apresentamos uma proposta de uso do software TRACKER como uma ferramenta afim de facilitar o ensino/aprendizagem da Física, tento como cenário a dinâmica Newtoniana. Foram estudadas duas situações típicas, onde, vídeos dos movimentos dos corpos foram produzidos e, posteriormente, tratados no software. Nossos resultados evidenciam que de fato o TRACKER pode ser empregado nessas situações e assim, facilitando a absorção do conteúdo por parte dos estudantes. O objetivo do trabalho é demostrar aos professores de Física das escolas públicas uma possibilidade de aula mais interessante para seus alunos, pois o software não apresenta dificuldade de utilização e pode ser instalado em qualquer laptop/computador por não ter custo algum. Ou seja, os estudantes têm a possibilidade de gravar os vídeos com seus aparelhos celulares e fazer a sua própria analise no laboratório de informática do colégio ou em casa. Além disso desejamos que os leitores se sintam motivados a reproduzir esse material com seus alunos nas escolas. Dessa forma, o ensino da Física seria facilitado por uma abordagem significativa. |
Abstract/Resumen: | In this work we present a proposal for using the TRACKER software as a tool to facilitate the teaching/learning of Physics, using Newtonian dynamics as a scenario. Two typical situations were studied, where videos of body movements were produced and subsequently processed in the software. Our results show that in fact TRACKER can be used in these situations, facilitating the absorption of the content by students. The objective of the work is to demonstrate to Physics teachers in public schools the possibility of a more interesting class for their students, as the software is not difficult to use and can be installed on any laptop/computer as it costs nothing. In other words, students have the possibility of recording videos with their cell phones and carrying out their own analysis in the school's computer laboratory or at home. Furthermore, we hope that readers feel motivated to reproduce this material with their students in schools. In this way, the teaching of Physics would be facilitated by a meaningful approach. |
Palavras-chave: | Escola pública Física Softwares |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Laranjeiras do Sul |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8114 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROSA.pdf | 2,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.