Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8290
Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: O uso das plataformas digitais para o ensino nas escolas estaduais do campo multianos no Paraná
Autor(es): Morais, Gislaine Araújo Almeida de
Oliveira, Giovana Aparecida de
Silva, Jéssica Santos da
Santos, Rozicléia Cipriano dos
Resumo: A escola multianos é um modelo de organização da escola do campo no Paraná que reúne, em uma mesma sala, estudantes de diferentes anos escolares nos anos finais do Ensino Fundamental, ou seja, o professor trabalha, na mesma sala de aula, com dois diferentes anos escolares simultaneamente. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as vantagens, conflitos e impasses pedagógicos relacionados ao uso de diferentes plataformas digitais para o ensino em quatro escolas do campo multianos. As plataformas selecionadas para a análise foram aquelas mais usadas nas escolas e com impacto pedagógico no dia a dia dos estudantes e dos professores: Leia Paraná; Redação Paraná; Desafio Paraná; Matific; Khan Academy e Inglês. O relato de experiência sobre o uso das plataformas digitais foi elaborado a partir de dados produzidos por diferentes técnicas de pesquisa, conjugando a observação participante (já que as autoras são professoras e pedagogas das escolas citadas), a análise documental e a coleta de informações por meio de questionário (com perguntas abertas e fechadas) com seis professores que fazem uso das plataformas digitais. Percebeu-se que o uso das referidas plataformas é de grande valia para o professor, pois amplia os recursos para o ensino. Por outro lado, há limites para o trabalho diante do baixo número de equipamentos para acesso, da instabilidade do sinal de internet e da dificuldade de o professor interferir no conteúdo das plataformas para ensinar de forma crítica e conectada com a realidade da escola.
Palavras-chave: Escola rural
Plataforma digital
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8290
Data do documento: 2024
Título da pesquisa : O uso das plataformas digitais para o ensino nas escolas estaduais do campo multianos no Paraná
Aparece nas coleções:Aperfeiçoamento de Formação Continuada de Professores Escola da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MORAIS.pdf247,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.