Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8290
Tipo: | Relatório de Pesquisa |
Título: | O uso das plataformas digitais para o ensino nas escolas estaduais do campo multianos no Paraná |
Autor(es): | Morais, Gislaine Araújo Almeida de Oliveira, Giovana Aparecida de Silva, Jéssica Santos da Santos, Rozicléia Cipriano dos |
Resumo: | A escola multianos é um modelo de organização da escola do campo no Paraná que reúne, em uma mesma sala, estudantes de diferentes anos escolares nos anos finais do Ensino Fundamental, ou seja, o professor trabalha, na mesma sala de aula, com dois diferentes anos escolares simultaneamente. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as vantagens, conflitos e impasses pedagógicos relacionados ao uso de diferentes plataformas digitais para o ensino em quatro escolas do campo multianos. As plataformas selecionadas para a análise foram aquelas mais usadas nas escolas e com impacto pedagógico no dia a dia dos estudantes e dos professores: Leia Paraná; Redação Paraná; Desafio Paraná; Matific; Khan Academy e Inglês. O relato de experiência sobre o uso das plataformas digitais foi elaborado a partir de dados produzidos por diferentes técnicas de pesquisa, conjugando a observação participante (já que as autoras são professoras e pedagogas das escolas citadas), a análise documental e a coleta de informações por meio de questionário (com perguntas abertas e fechadas) com seis professores que fazem uso das plataformas digitais. Percebeu-se que o uso das referidas plataformas é de grande valia para o professor, pois amplia os recursos para o ensino. Por outro lado, há limites para o trabalho diante do baixo número de equipamentos para acesso, da instabilidade do sinal de internet e da dificuldade de o professor interferir no conteúdo das plataformas para ensinar de forma crítica e conectada com a realidade da escola. |
Palavras-chave: | Escola rural Plataforma digital |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Laranjeiras do Sul |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8290 |
Data do documento: | 2024 |
Título da pesquisa : | O uso das plataformas digitais para o ensino nas escolas estaduais do campo multianos no Paraná |
Aparece nas coleções: | Aperfeiçoamento de Formação Continuada de Professores Escola da Terra |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MORAIS.pdf | 247,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.