Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/836
Type: Monografia
Title: Educação de jovens e adultos na formação inicial de professores: examinando a matriz curricular da UFFS
Author: Mierwinski, Dalana Cléris
First advisor: Pereira, Thiago Ingrassia
metadata.dc.contributor.referee1: Silveira, Carmem Lúcia Albrecht da
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Claudia Smuck da
Resume: O presente trabalho tem como propósito fazer uma análise documental a partir da matriz curricular da formação inicial dos(das) acadêmicos(as) dos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS com relação à preparação para a atuação na Educação de Jovens e Adultos (EJA). E assim, responder ao meu questionamento principal: como os cursos de licenciatura da UFFS preparam os(as) acadêmicos(as) para atuarem em turmas de EJA? O referencial teórico teve como base produções bibliográficas sobre a caracterização da Educação de Jovens e Adultos, bem como a formação inicial de professores. No primeiro capítulo busco caracterizar historicamente a Educação de Jovens e Adultos. O segundo capítulo, tem como intuito apresentar aspectos históricos da formação de professores para compreender um pouco a atual configuração. E a segunda parte deste capítulo, busca revisar referencial teórico sobre os elementos relevantes da formação inicial de professores na EJA. Por fim, no terceiro capítulo apresento a UFFS e o seu compromisso com a formação docente, finalizando com a análise do material empírico (22 PPCs e ementas das Licenciaturas da UFFS), e as reflexões que este trabalho me proporcionou. Dessa forma, este Trabalho de Conclusão de Curso sinalizou para a necessidade da UFFS repensar a organização curricular da formação inicial dos(as) acadêmicos(as) dos cursos de licenciatura com relação a formação para a atuação na EJA.
Keywords: Educação de Jovens e Adultos
Formação inicial de professores
Formação docente
Matriz curricular
Language: por
Country: Brasil
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/836
Issue Date: 12-Jan-2017
Appears in Collections:TCC Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIERWINSKI.pdf742,24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.