Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8364
Type: | Dissertação |
Title: | Mudou o currículo, e agora? Um estudo sobre a implementação da reforma curricular do ensino médio a partir de uma escola-piloto do município de Chapecó-SC |
Author: | Eberle, Janaina Pigosso |
First advisor: | Santos, Claudecir dos |
Resume: | O tema desta pesquisa é o Novo Ensino Médio, e o objetivo central é compreender o processo de sua implementação curricular em Chapecó-SC a partir de uma escola-piloto. As discussões teóricas se inserem no campo das políticas públicas, implementação de políticas, análise de políticas e currículo, com base nos seguintes autores(as): Arretche (2001); Arroyo (2013); Draibe (2001); Kuenzer (2017); Moreira (2009); Pacheco (2000; 2021); Rua (2009); Sacristán (2000), Silva (1999), Souza (2002; 2006). Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com base na Análise de Conteúdo de Bardin (2004). O corpus analisado, nesta pesquisa, é constituído pelos principais documentos que norteiam a reforma curricular do Novo Ensino Médio Federal e Estadual e pela pesquisa de campo, na qual foram realizadas observações do cotidiano da escola e entrevistas semiestruturadas com os professores. Os dados provenientes das entrevistas foram analisados com base na Análise de Conteúdo de Bardin (2004) a partir da categorização. A reforma do Ensino Médio, promovida pela Lei n.º 13.415/2017, teve impactos significativos em relação à organização e à oferta do Ensino Médio no país, o que justifica a relevância deste trabalho. A revisão bibliográfica realizada indicou várias produções acadêmicas referentes à implementação em diferentes estados, porém poucas pesquisas foram realizadas com professores que são agentes importantes da implementação dessa nova política pública. Por se tratar de uma pesquisa sobre implementação de uma política pública educacional, ela contribuirá para o debate acadêmico e para os representantes políticos, que são os formuladores das políticas, pois ela apresenta desdobramentos práticos na realidade de uma escola, resultando em um diagnóstico acerca das possibilidades e limitações da implementação do currículo do Novo Ensino Médio do estado de Santa Catarina ao qual pertence o município de Chapecó. Essa pesquisa demonstrou que problemas históricos e básicos em relação ao Ensino Médio e a educação básica ainda se perpetuam, como a falta de infraestrutura das escolas, carência na formação continuada dos professores, falta de condições de planejamento dos professores e a falta de recursos econômicos. Entre os resultados da pesquisa, destaca-se que as políticas educacionais voltadas exclusivamente para reformas curriculares não promovem transformações significativas na educação. Essas políticas, frequentemente, são implementadas com base nas interpretações e referências que os responsáveis pela implementação possuem sobre as diretrizes, bem como em função da realidade específica de cada escola. |
Abstract: | The focus of this research is the New High School, and the main objective is to understand the process of its curricular implementation in Chapecó, a municipality in the state of Santa Catarina, through a pilot school. The theoretical discussions are situated in the fields of public policies, policy implementation, policy analysis, and curriculum, drawing on the works of the following authors: Arretche (2001), Arroyo (2013), Draibe (2001), Kuenzer (2017), Moreira (2009), Pacheco (2000; 2021), Rua (2009), Sacristán (2000), Silva (1999), and Souza (2002; 2006). Methodologically, it is a qualitative study based on the Content Analysis method developed by Bardin (2004). The corpus analyzed includes key documents guiding the curricular reform of the New Federal and State High Schools and field research involving daily school observations and semi-structured interviews with teachers. The interview data were analyzed through the Content Analysis of Bardin (2004) using categorization. The High School reform, prompted by Law No. 13,415 of 2017, significantly impacted the organization and provision of High School education in Brazil, highlighting the relevance of this study. The literature review revealed various academic works on implementation in different states; however, few studies have focused on teachers, who are crucial agents in implementing this new public policy. As a study on the implementation of an educational public policy, this research will contribute to academic debate and inform policymakers, presenting practical implications within a school setting and offering a diagnosis of the possibilities and limitations of implementing the New High School curriculum in the state of Santa Catarina, where Chapecó is located. This research demonstrated that historical and fundamental issues concerning High School and basic education persist, such as inadequate school infrastructure, insufficient continuous teacher training, lack of planning conditions for teachers, and limited financial resources. Thus, educational policies focusing solely on curriculum reform do not bring about significant transformations in education. Instead, they end up being implemented based on the references that the implementers have about the policy and according to the reality of the school. |
Keywords: | Políticas públicas Ensino médio Reforma do ensino Santa Catarina Currículo de ensino médio |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8364 |
Issue Date: | 2024 |
metadata.dc.level: | Mestrado |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EBERLE.pdf | 2,61 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.