Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8365
Tipo: Dissertação
Título: “Mais uma vez convocados”: a atuação política de Florestan Fernandes no desenvolvimento de uma educação democrática
Autor(es): Grosseli, Camila
Primeiro Orientador: Santos, Claudecir dos
Resumo: Professor, pesquisador, sociólogo e político, mas, acima de tudo, cidadão brasileiro, Florestan Fernandes é autor de uma vasta obra que nos ajuda a interpretar o Brasil a partir da educação. De acordo com seus escritos biográficos, ele atuou fortemente na defesa de uma educação acessível a todos, acreditando que cada cidadão deveria ter oportunidades educacionais plenas, sendo esse o cerne do seu conceito de educação democrática. Para que isso se concretizasse, Florestan Fernandes defendia a criação de uma escola pública de qualidade, emancipadora, humanizadora e comprometida com a igualdade social. O atendimento dessa e de outras demandas exige investimentos na educação, mas, também, atitudes propositivas e claras quanto às condições efetivas para tais investimentos. Guiado por esse contexto, o objetivo da presente pesquisa se concentra em analisar aspectos da trajetória política de Florestan Fernandes que convergem com o desenvolvimento de uma educação democrática. Para isso, estabelece dois objetivos específicos: 1) Examinar as proposições, os projetos e as emendas apresentadas por Florestan Fernandes entre 1987 e 1995, bem como as notas taquigráficas das sessões plenárias, a fim de identificar elementos que dialoguem com o conceito de educação democrática por ele defendido; e 2) Identificar e destacar aspectos de sua trajetória política que reforçam a defesa da educação democrática. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como um estudo bibliográfico e documental guiado pela Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin. Esse método nos permitiu examinar documentos e problematizar uma questão: até que ponto as ações de Florestan Fernandes como deputado federal se alinham ao conceito de educação democrática presente em suas obras sobre a educação brasileira? A pesquisa demonstrou que a vivência de uma escola pública, democrática, laica, de qualidade e para todos é primordial para a democracia. Nesse sentido, “Mais Uma Vez Convocados” é um convite contínuo para quem, assim como Florestan Fernandes, tem essas percepções para com a escola e a educação
Abstract/Resumen: Professor, researcher, sociologist and politician, but most importantly a Brazilian citizen, Florestan Fernandes is the author of an extensive body of work that guides the understanding of Brazil from its educational system perspective. According to his biographical studies, he strongly advocated for an education acessible to all, believing that every citizen should have access to every educational opportunity avaible, that being the core of his concept of democratic education. In order for this to be consolidated, Florestan Fernandes defended the creation of a high-quality public school that is emancipatory, humanazing and commited to social equality. The fullfilment of this, among other dedemands require investiments in education, but also proactive and clear atittudes regarding the actual conditions for these investments. Guided by this context, the present objective of this research is focused in analysing the aspects of Florestan Fernandes’ political journey that converge with the developing of a democratic education. For that, two main objectives are set: 1)Examine the proposals, projects and amendments presented by Florestan Fernandes between 1987 and 1995, As well as the stenographic notes of the plenary sessions, in order to identify elements that align with the concept of democratic education advocated by him; and, 2) identify and emphasize aspects of his political journey that strengthen the defense of a democratic education. Methodologically, the research is caractherized as a bibliographic and documentary analysis guided by the Laurence Bardin Content Analysis method. This method allowed the examination of documents and problematized one question: to what extent Florestan Fernandes’ actions as a federal deputy were aligned to the concept of democratic education which is present in his works about Brazilian education? The research demonstrated that the experience of a public, democratic, secular, high-quality school to all is primordial to democracy. In this sense “Once again called” is a continuous call to whom, just as Florestan Fernandes, have these perceptions regarding the school and the education
Palavras-chave: Democracia participativa
Gestão democrática da educação
Políticas públicas
Florestan Fernandes
História da educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8365
Data do documento: 2024
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GROSSELI.pdf2,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.