Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8417
Tipo: Monografia
Título: Comunicação: desafios encontrados por pais surdos no cotidiano escolar
Autor(es): Santos, Luziana Souza dos
Primeiro Orientador: Valentini, Naiara Letícia
Resumo: Diariamente, famílias surdas enfrentam desafios relacionados à comunicação nos espaços escolares, recorrendo a estratégias diversas para interagir com os profissionais da educação. Este estudo teve como objetivo geral compreender as formas de comunicação de pais surdos no espaço escolar e sua importância para o desenvolvimento social. Os objetivos específicos incluíram a identificação de barreiras linguísticas no cotidiano escolar e o reconhecimento de estratégias para melhorar a interação entre a comunidade escolar e os pais surdos relatadas em publicações acadêmicas. De abordagem qualitativa e caráter exploratório, a pesquisa baseou-se em levantamento bibliográfico de materiais publicados entre 2002 e 2023, consultados no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os resultados apontaram barreiras linguísticas significativas que dificultam a interação entre pais surdos e o ambiente escolar, frequentemente resultando na dependência de filhos ouvintes como mediadores. O estudo reforça a necessidade de maior preparo das instituições escolares para garantir uma comunicação direta e eficaz, com práticas que assegurem a inclusão de pais surdos. Além disso, destaca-se o compromisso institucional com políticas de inclusão e acessibilidade. Conclui-se pela urgência de capacitar profissionais e implementar práticas que respeitem a diversidade comunicativa, garantindo a plena participação dessas famílias na vida escolar de seus filhos.
Abstract/Resumen: Every day, deaf families face challenges related to communication in schools, resorting to different strategies to interact with education professionals. The film CODA portrays these experiences, highlighting the intermediation of a hearing daughter to mediate communication between her deaf brother and deaf parents and the social environment and promoting reflections on inclusive practices. This study had the general objective of understanding the forms of communication of deaf parents in the school environment and its importance for social development. The specific objectives included the identification of language barriers in the school routine and the recognition of strategies to improve the interaction between the school community and deaf parents reported in academic publications. With a qualitative approach and exploratory character, the research was based on a bibliographic survey of materials published between 2002 and 2023, consulted in the CAPES Catalog of Theses and Dissertations and in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. The results indicated significant language barriers that hinder interaction between deaf parents and the school environment, often resulting in the dependence of hearing children as mediators. The study reinforces the need for better preparation of schools to ensure direct and effective communication, with practices that ensure the inclusion of deaf parents. In addition, the institutional commitment to inclusion and accessibility policies is highlighted. The conclusion is that there is an urgent need to train professionals and implement practices that respect communicative diversity, ensuring the full participation of these families in their children's school life.
Palavras-chave: Comunicação
Barreira da comunicação
Pessoas com deficência auditiva
Relações familiares
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8417
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS.pdf684,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.