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Tipo: Monografia
Título: A educação como alvo do discurso da guerra cultural: a Frente Parlamentar Agropecuária e o ENEM
Autor(es): Maronesi, Luana
Primeiro Orientador: Ferreira, Eric Duarte
Resumo: Em 2023, a Frente Parlamentar Agropecuário (FPA) publicou uma Nota Oficial solicitando o cancelamento de três questões do Enem daquele ano que criticavam o agronegócio e a elite conservadora. Essa solicitação apresenta a construção ideológica do questionamento bolsonarista direcionado para a educação, já que as questões do Enem afrontavam os valores conservadores. Com base nos pedidos da FPA, esta pesquisa objetiva analisar a luta pelo domínio do conhecimento que é mobilizado sobre o agronegócio no Enem. Nosso corpus de análise é a Nota Oficial publicada pela FPA e partes da entrevista do deputado federal e presidente da FPA, Pedro Lupion, durante uma coletiva de imprensa com seis sequências discursivas, sendo três da Nota Oficial e três da entrevista. Segundo os argumentos presentes nas publicações, as questões do Enem possuem viés ideológico e não científico e os envolvidos pedem um posicionamento do ministro da educação e do INEP do porquê as questões foram elaboradas daquela forma. Sendo assim, nosso problema de pesquisa é uma análise do discurso da ideologia conservadora presente nas solicitações, que buscam o domínio discursivo da educação brasileira. Para isso, analisamos a disputa pela hegemonia cultural do país e a chamada “Guerra Cultural” travada contra os novos valores sociais que se distanciam dos valores conservadores analisada por João Cezar de Castro Rocha e Frederico Rios C. dos Santos. Foi feita uma análise do discurso político, a partir da noção de objeto de discurso de Michel Foucault. A partir desta pesquisa verificamos a formação ideológica presente no discurso político conservador brasileiro.
Abstract/Resumen: En 2023, el Frente Parlamentario Agrícola (FPA) publicó una Nota Oficial solicitando la cancelación de tres preguntas del Enem de ese año que criticaban el agronegocio y la élite conservadora. Esta petición presenta la construcción ideológica del cuestionamiento bolsonarista dirigido a la educación, ya que las cuestiones del Enem confrontaron valores conservadores. A partir de solicitudes de la FPA, esta investigación tiene como objetivo analizar la lucha por el dominio de los conocimientos que se movilizan sobre el agronegocio en Enem. Nuestro corpus de análisis es la Nota Oficial publicada por la FPA y partes de la entrevista al diputado federal y presidente de la FPA, Pedro Lupión, durante una conferencia de prensa con seis secuencias discursivas, tres de la Nota Oficial y tres de la entrevista. Según los argumentos presentados en las publicaciones, las preguntas del Enem tienen un sesgo ideológico y no científico y los involucrados piden una postura del Ministro de Educación y del INEP sobre por qué las preguntas fueron preparadas de esa manera. Por lo tanto, nuestro problema de investigación es un análisis del discurso de la ideología conservadora presente en las solicitudes, que buscan el dominio discursivo de la educación brasileña. Para ello, analizamos la disputa por la hegemonía cultural del país y la llamada “Guerra Cultural” librada contra nuevos valores sociales que se alejan de los valores conservadores analizados por João Cezar de Castro Rocha y Frederico Rios C. Dos Santos. Se realizó un análisis del discurso político, a partir de la noción de objeto de discurso de Michel Foucault. A partir de esta investigación verificamos la formación ideológica presente en el discurso político conservador brasileño.
Palavras-chave: Educação
Linguagem
Conflito social
Discurso Político
Avaliação da aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8432
Data do documento: 2024
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