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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8476
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estratégias para o ensino de logaritmos visando a aprendizagem significativa |
Autor(es): | Biasotto, Leonardo Caumo |
Primeiro Orientador: | Bösing, Paulo Rafael |
Resumo: | Esta dissertação tem como principal objetivo apresentar estratégias que possam ser aplicadas em sala de aula para se ensinar logaritmos, suas propriedades, seu uso na resolução de equações exponenciais, técnicas de resolução de equações e inequações logarítmicas, funções logarítmicas e seus gráficos no Ensino Médio, visando a ocorrência da aprendizagem significativa. Ao longo deste processo de criação de estratégias, foram utilizadas as questões retiradas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que fazem uso de logaritmos (direta ou indiretamente) em suas resoluções. Também se explorou recursos que fomentassem e intensificassem a participação dos alunos nas aulas, como processos exploratório-investigativos e o uso de tecnologias, a fim de tornar o material potencialmente significativo e estimular no aluno a predisposição a aprender. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para compor uma fundamentação teórica que buscou sistematizar definições e proposições relacionados a logaritmos aplicáveis ao Ensino Médio, seguidos de demonstrações completas, além de uma análise com a intenção de aferir a configuração do ensino de logaritmos atualmente no Brasil. Visto que a aprendizagem depende do ensino, e vice-versa, estas estratégias foram divididas em dois sequenciamentos didáticos, cada um deles tendo como base a reconciliação integrativa ou a diferenciação progressiva, dois conceitos atrelados à Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), de David Paul Ausubel, e que contribuem, independentes ou combinados, para o processo de significação, facilitando a ancoragem de novos conceitos subsunçores e a modificação dos já existentes na estrutura cognitiva dos alunos. A finalidade das tarefas concebidas e das conduções propostas não é amarrar o professor a elas, tornando seu planejamento engessado, mas servir como um guia para imaginar, organizar, executar e avaliar aulas no Ensino Médio, oportunizando ao professor uma flexibilidade para adaptar e incrementar sua prática docente. |
Abstract/Resumen: | The main objective of this thesis is to present strategies that can be applied in classrooms to teach logarithms, their properties, their use in solving exponential equations, the mechanisms of solving logarithmic equations and inequalities, logarithmic functions and their graphs in high school, aiming at the occurrence of meaningful learning. Throughout this process of creating strategies, questions taken from the National Secondary Education Examination that use logarithms (directly or indirectly) in their resolutions were used. Resources that encourage and intensify student participation in classes were also explored, such exploratory-investigative processes and the use of technologies, in order to make the material potentially meaningful and estimulate in the student the predisposition to learn. Initially, a bibliographical research was conducted to compose a theoretical foundation that sought to systematize definitions and propositions related to logarithms applicable to high school, followed by their complete demonstrations, in addition to an analysis intending to understand the configuration of the teaching of logarithms currently in Brazil. Since learning relies on teaching, and vice-versa, these strategies were divided into two didactic sequences, each of them based on integrative reconciliation or progressive differentiation, two concepts linked to David Paul Ausubel's Theory of Meaningful Learning, and which contribute, independently or combined, to the process of signification, facilitating the anchoring of new subsuming concepts and the modification of those already existing in the cognitive structure of the students. The purpose of the tasks designed and the proposed approaches is not to tie the teacher to them, making their planning rigid, but to serve as a guide to imagine, organize, execute and evaluate classes in high school, providing the teacher flexibility to adapt and improve their teaching practice. |
Palavras-chave: | Matemática Logaritmos Ensino e aprendizagen Ensino individualizado |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8476 |
Data do documento: | 2025 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional |
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