Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8582
Tipo: | Relatório de Pesquisa |
Título: | Relatório final de estágio de pós-doutorado |
Autor(es): | Slongo, Ione Ines Pinsson |
Resumo: | O plano de trabalho desenvolvido ao longo do Pós-doutorado filia-se ao projeto matricial e de longa duração intitulado “50 anos da produção de pós-graduação em Ensino de Ciências no Brasil: trajetória histórica e tendências das dissertações e teses (1972-2021)” e que abarca um conjunto de projetos menores, cujo foco é uma análise histórico-epistemológica da produção científica nacional sobre a Educação em Ciências, em diferentes recortes temáticos e temporais, tendo em vista contribuir com a área do conhecimento no sentido de apontar avanços, lacunas e novas demandas. Particularmente para o período do Pós- doutorado, realizado junto ao PPGECM/UFPR, foram priorizados três eixos de atividades, profundamente integrados, quais sejam: 1. Aprofundar reflexões sobre os fundamentos, objetivos e modos de realização da “pesquisa de pesquisa”, ou seja, a “metapesquisa” e seus nexos com a área da Educação em Ciências; 2. Produzir uma síntese de dados gerados sobre a produção científica nacional na área do Ensino de Ciências para os Anos Iniciais (metapesquisa), com o objetivo de contribuir para uma análise crítica sobre a área do conhecimento, bem como, para a construção de uma agenda de pesquisa a partir da sistematização e integração do já produzido; 3. Aprofundar estudos sobre as categorias epistemológicas de Ludwik Fleck (1986; 2010) na análise de um fato científico da área da Educação em Ciências, o Ensino de Ciências por Investigação. |
Palavras-chave: | Ensino fundamental Ciência Ensino e aprendizagen Produção científica Brasil |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Paraná |
Sigla da Instituição: | UFPR |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8582 |
Data do documento: | 2025 |
Título da pesquisa : | 50 anos da produção de pós-graduação em ensino de ciências no Brasil: trajetória histórica e tendências das dissertações e teses (1972-2021) |
Aparece nas coleções: | Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SLONGO.pdf | 7,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.