Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8582
Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: Relatório final de estágio de pós-doutorado
Autor(es): Slongo, Ione Ines Pinsson
Resumo: O plano de trabalho desenvolvido ao longo do Pós-doutorado filia-se ao projeto matricial e de longa duração intitulado “50 anos da produção de pós-graduação em Ensino de Ciências no Brasil: trajetória histórica e tendências das dissertações e teses (1972-2021)” e que abarca um conjunto de projetos menores, cujo foco é uma análise histórico-epistemológica da produção científica nacional sobre a Educação em Ciências, em diferentes recortes temáticos e temporais, tendo em vista contribuir com a área do conhecimento no sentido de apontar avanços, lacunas e novas demandas. Particularmente para o período do Pós- doutorado, realizado junto ao PPGECM/UFPR, foram priorizados três eixos de atividades, profundamente integrados, quais sejam: 1. Aprofundar reflexões sobre os fundamentos, objetivos e modos de realização da “pesquisa de pesquisa”, ou seja, a “metapesquisa” e seus nexos com a área da Educação em Ciências; 2. Produzir uma síntese de dados gerados sobre a produção científica nacional na área do Ensino de Ciências para os Anos Iniciais (metapesquisa), com o objetivo de contribuir para uma análise crítica sobre a área do conhecimento, bem como, para a construção de uma agenda de pesquisa a partir da sistematização e integração do já produzido; 3. Aprofundar estudos sobre as categorias epistemológicas de Ludwik Fleck (1986; 2010) na análise de um fato científico da área da Educação em Ciências, o Ensino de Ciências por Investigação.
Palavras-chave: Ensino fundamental
Ciência
Ensino e aprendizagen
Produção científica
Brasil
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Paraná
Sigla da Instituição: UFPR
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8582
Data do documento: 2025
Título da pesquisa : 50 anos da produção de pós-graduação em ensino de ciências no Brasil: trajetória histórica e tendências das dissertações e teses (1972-2021)
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SLONGO.pdf7,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.