Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8656
Type: Monografia
Título : Medidas de proteção em experiências didáticas com eletricidade
Author: Schwickert, Ivan
First advisor: Luchese, Thiago de Cacio
metadata.dc.contributor.referee1: Gastaldo, Luis Fernando
metadata.dc.contributor.referee2: Dullius, Marcos Alexandre
Resume: O estudo aborda a utilização de experimentos didáticos de eletricidade e magnetismo em ambientes educacionais tendo como objetivo principal dar ênfase aos riscos e medidas de proteção a serem adotadas na realização dos mesmos. O método de investigação foi a descrição conceitual e análise prática de grandezas como tensão, corrente, frequência e tempo de exposição para compreender suas correlações e efeitos sobre o corpo humano. De posse dessas informações são sugeridas medidas práticas para minimizar os riscos do trabalho com eletricidade, tanto em sala de aula quanto em nosso dia a dia. Como aplicação prática do estudo desenvolvido, dá-se atenção especial ao uso didático de bobinas de Tesla, apontando as diferenças entre dois modelos distintos de bobinas e suas características específicas e evidenciando que um equipamento potencialmente perigoso, quando devidamente arquitetado, torna-se inofensivo. Por fim, o trabalho ressalta a importância da adoção de boas práticas, como a regra do uso de uma mão, o emprego de equipamentos de proteção individual e coletiva, e a remodelagem de dispositivos para torná-los menos perigosos; destaca-se a necessidade de integrar esses princípios de proteção na formação docente inicial com a finalidade de capacitar os educadores à realização experimentos com eletricidade de forma segura e eficaz.
Resumen : The study addresses the use of educational experiments in electricity and magnetism within educational settings, with the primary goal of emphasizing the risks involved and the protective measures to be adopted during their execution. The investigative method involved the conceptual description and practical analysis of variables such as voltage, current, frequency, and exposure time to understand their correlations and effects on the human body. Based on this information, practical measures are suggested to minimize the risks associated with working with electricity, both in classrooms and in everyday life. As a practical application of the developed study, special attention is given to the educational use of Tesla coils, highlighting the differences between two distinct coil models and their specific characteristics, demonstrating that potentially hazardous equipment, when properly designed, can become harmless. Finally, the study underscores the importance of adopting best practices, such as the one-hand rule, the use of personal and collective protective equipment, and the redesign of devices to make them less dangerous. It also highlights the need to integrate these protective principles into initial teacher training programs to equip educators with the skills to safely and effectively conduct electrical experiments.
Palabras clave : Eletricidade
Magnetismo
Medidas de segurança
Equipamento de proteção individual
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8656
Fecha de publicación : 2024
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SCHWICKERT.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.