Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8676
Type: Monografia
Título : A estatística no ciclo de alfabetização: fundamentos e práticas para a aprendizagem matemática
Author: Marques, Isadora Boscheto
First advisor: Richit, Adriana
metadata.dc.contributor.referee1: Irgang, Silvania Regina Pellenz
metadata.dc.contributor.referee2: Freschi, Elisandra Mottin
metadata.dc.contributor.referee3: Furlani, Jamira
Resume: A presente pesquisa tem por objeto de estudo a temática “A Estatística no Ciclo De Alfabetização: Fundamentos e Práticas para a Aprendizagem Matemática”. Buscamos, por meio deste Trabalho de Conclusão de Curso, analisar as contribuições dos materiais e das práticas pedagógicas para abordar noções de Estatística no 2º ano dos anos iniciais e desenvolver o pensamento estatístico, tomando por base os fundamentos teóricos da educação estatística, raciocínio e pensamento estatístico. A pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo, incidiu sobre os dados constituídos a partir de uma intervenção de sala de aula, em que foi realizada uma atividade matemática envolvendo a construção de gráficos e a análise dos dados representados graficamente. A intervenção foi realizada em uma turma de 2° ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Erechim, Rio Grande do Sul. Foram analisadas as fichas de trabalho dos alunos e a participação deles na resolução da atividade matemática, assim originando três temas principais que se constituíram em categorias de análise. A primeira categoria de análise refere-se ao Envolvimento dos alunos com a construção de gráficos, em que analisamos e discutimos o envolvimento deles na representação de dados por meio de gráfico estatístico. A segunda categoria, denominada Visualização dos dados representados no gráfico, centra-se em discutir o modo pelo qual os alunos interpretavam gráficos. A categoria Exploração dos dados representados no gráfico aborda as possibilidades de exploração de noções estatísticas a partir da ficha de trabalho. Os resultados evidenciaram que a utilização de materiais concretos e a contextualização das atividades com temas próximos da realidade dos alunos favoreceram o engajamento, a compreensão e a participação dos alunos na aprendizagem de noções de Estatística. Destacamos, ainda, que o papel do professor como mediador é essencial para delinear estratégias adequadas às necessidades dos alunos e promover a aprendizagem de noções de Estatística desde os primeiros anos escolares.
Resumen : The present research has as its object of study the theme “Statistics in the literacy cycle: fundamentals and practices for mathematical learning”. We seek, through this research to analyze the contributions of materials and pedagogical practices to address notions of statistics in the 2nd year of the early years and develop statistical thinking, based on the theoretical foundations of statistical education, reasoning and statistical thinking. Qualitative, bibliographic and field research focused on the data constituted from a classroom intervention, in which a mathematical activity involving the construction of graphs and the analysis of the data represented graphically. The intervention was held in a 2nd year elementary school at an Erechim state school. The students' work sheets were analyzed and their participation in the resolution of mathematical activity, thus leading to three main themes that were constituted in categories of analysis. The first category of analysis refers to the students' involvement with the construction of graphs, in which we analyzed and discuss their involvement in data representation through statistical chart. The second category, called visualization of the data represented in the chart, focuses on discussing the way students interpreted graphics. And lastly, the data exploration category represented in the chart addresses the possibilities of exploiting statistical notions from the working form. The results showed that the use of concrete materials and the contextualization of activities with topics close to the students' reality favored the engagement, understanding and active participation of students in learning statistics notions. We also emphasize that the role of the teacher as a mediator is essential to delineate strategies appropriate to students' needs and promoting learning of statistics from the early school years.
Palabras clave : Noções de Estatística.
Ensino da Matemática.
Anos iniciais.
Representações estatísticas
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8676
Fecha de publicación : jul-2025
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MARQUES.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.