Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8688
Tipo: Monografia
Título: O uso dos espaços para as aulas na escola: a sala convencional e o makerspaces no ensino de geografia
Autor(es): Sachet, Flávio
Primeiro Orientador: Andreis, Adriana Maria
Resumo: Esta pesquisa consiste no projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Geografia na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó/SC. Aborda o tema "O uso dos espaços para as aulas na escola: A sala convencional e o makerspaces no ensino de geografia " com o objetivo de analisar a importância da sala convencional e dos Makerspaces no ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental. A hipótese é de que a sala convencional e os Makerspaces possam contribuir de maneira distinta para o processo de aprendizagem, estimulando a experimentação e o trabalho colaborativo. Para isso, foi realizado um estudo das publicações sobre o uso da sala tradicional e os Makerspaces na educação, com foco nas metodologias de ensino, além de análise em documentos legais conforme a legislação atual, seguindo normas da constituição federal e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa empírica implicou a realização de oficinas desenvolvidas em uma escola pública do oeste de Santa Catarina, analisando a diferença entre as aulas na sala de aula convencional e no Makerspaces . O trabalho foi conduzido em duas turmas do 9º ano, com número de alunos e níveis de aprendizagem semelhantes. Em uma das turmas, o conteúdo sobre "os continentes e suas características" foi ensinado de forma expositiva, utilizando o livro didático, e, na outra, o mesmo conteúdo foi trabalhado utilizando os recursos do espaço Maker. Isso permitiu um olhar para ambas as possibilidades do ensino. Após as aulas, ambas as turmas responderam a um questionário que serviu para analisar a compreensão do conteúdo e para refletir sobre as aprendizagens nos diferentes espaços. A diferença nos resultados evidencia a importância de se adotar estratégias inovadoras no ensino de Geografia, que estimulem a participação dos alunos, tanto nas atividades na sala convencional como no uso do espaço maker, pois há diferentes modos de aprender que podem promover a construção de conhecimentos geográficos.
Palavras-chave: Geografia
Métodos de ensino
Espaço escolar
Ensino fundamental
Sala de aula
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8688
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SACHET.pdf6,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.