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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8688
Tipo: | Monografia |
Título: | O uso dos espaços para as aulas na escola: a sala convencional e o makerspaces no ensino de geografia |
Autor(es): | Sachet, Flávio |
Primeiro Orientador: | Andreis, Adriana Maria |
Resumo: | Esta pesquisa consiste no projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Geografia na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó/SC. Aborda o tema "O uso dos espaços para as aulas na escola: A sala convencional e o makerspaces no ensino de geografia " com o objetivo de analisar a importância da sala convencional e dos Makerspaces no ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental. A hipótese é de que a sala convencional e os Makerspaces possam contribuir de maneira distinta para o processo de aprendizagem, estimulando a experimentação e o trabalho colaborativo. Para isso, foi realizado um estudo das publicações sobre o uso da sala tradicional e os Makerspaces na educação, com foco nas metodologias de ensino, além de análise em documentos legais conforme a legislação atual, seguindo normas da constituição federal e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa empírica implicou a realização de oficinas desenvolvidas em uma escola pública do oeste de Santa Catarina, analisando a diferença entre as aulas na sala de aula convencional e no Makerspaces . O trabalho foi conduzido em duas turmas do 9º ano, com número de alunos e níveis de aprendizagem semelhantes. Em uma das turmas, o conteúdo sobre "os continentes e suas características" foi ensinado de forma expositiva, utilizando o livro didático, e, na outra, o mesmo conteúdo foi trabalhado utilizando os recursos do espaço Maker. Isso permitiu um olhar para ambas as possibilidades do ensino. Após as aulas, ambas as turmas responderam a um questionário que serviu para analisar a compreensão do conteúdo e para refletir sobre as aprendizagens nos diferentes espaços. A diferença nos resultados evidencia a importância de se adotar estratégias inovadoras no ensino de Geografia, que estimulem a participação dos alunos, tanto nas atividades na sala convencional como no uso do espaço maker, pois há diferentes modos de aprender que podem promover a construção de conhecimentos geográficos. |
Palavras-chave: | Geografia Métodos de ensino Espaço escolar Ensino fundamental Sala de aula |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8688 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Geografia - Licenciatura |
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