Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8688
Type: Monografia
Título : O uso dos espaços para as aulas na escola: a sala convencional e o makerspaces no ensino de geografia
Author: Sachet, Flávio
First advisor: Andreis, Adriana Maria
Resume: Esta pesquisa consiste no projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Geografia na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó/SC. Aborda o tema "O uso dos espaços para as aulas na escola: A sala convencional e o makerspaces no ensino de geografia " com o objetivo de analisar a importância da sala convencional e dos Makerspaces no ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental. A hipótese é de que a sala convencional e os Makerspaces possam contribuir de maneira distinta para o processo de aprendizagem, estimulando a experimentação e o trabalho colaborativo. Para isso, foi realizado um estudo das publicações sobre o uso da sala tradicional e os Makerspaces na educação, com foco nas metodologias de ensino, além de análise em documentos legais conforme a legislação atual, seguindo normas da constituição federal e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa empírica implicou a realização de oficinas desenvolvidas em uma escola pública do oeste de Santa Catarina, analisando a diferença entre as aulas na sala de aula convencional e no Makerspaces . O trabalho foi conduzido em duas turmas do 9º ano, com número de alunos e níveis de aprendizagem semelhantes. Em uma das turmas, o conteúdo sobre "os continentes e suas características" foi ensinado de forma expositiva, utilizando o livro didático, e, na outra, o mesmo conteúdo foi trabalhado utilizando os recursos do espaço Maker. Isso permitiu um olhar para ambas as possibilidades do ensino. Após as aulas, ambas as turmas responderam a um questionário que serviu para analisar a compreensão do conteúdo e para refletir sobre as aprendizagens nos diferentes espaços. A diferença nos resultados evidencia a importância de se adotar estratégias inovadoras no ensino de Geografia, que estimulem a participação dos alunos, tanto nas atividades na sala convencional como no uso do espaço maker, pois há diferentes modos de aprender que podem promover a construção de conhecimentos geográficos.
Palabras clave : Geografia
Métodos de ensino
Espaço escolar
Ensino fundamental
Sala de aula
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8688
Fecha de publicación : 2025
Aparece en las colecciones: Geografia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SACHET.pdf6,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.