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Tipo: Monografia
Título: O ensino de história no Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Catarinense Abelardo Luz (2013 a 2018)
Autor(es): Freitas, Maristela de Oliveira
Primeiro Orientador: Moretto, Samira Peruchi
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda o ensino de História no Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Catarinense – Campus Abelardo Luz, entre os anos de 2013 a 2018. A pesquisa investiga como a disciplina de História é desenvolvida em um contexto de Educação do Campo, ancorado na pedagogia da alternância e em um território de Reforma Agrária. O estudo parte da análise dos documentos institucionais, como o Projeto Político- Pedagógico (PPP) e os planos de trabalho docente, buscando compreender se o ensino de História promove a articulação entre teoria e prática, dialogando com as realidades sociais e culturais dos alunos. Destaca-se a importância da integração entre o Tempo Escola e o Tempo Comunidade como eixo central da proposta pedagógica, visando romper com a dicotomia histórica entre formação intelectual e formação técnica. O trabalho enfatiza também o papel dos movimentos sociais, especialmente o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na luta por uma educação contextualizada e de qualidade. A pesquisa evidencia desafios, como a persistência de práticas curriculares fragmentadas e a dificuldade de efetiva implementação da interdisciplinaridade. Conclui-se que o ensino de História precisa ser repensado, buscando maior integração com os conteúdos técnicos e valorização das experiências comunitárias dos estudantes, de forma a construir uma educação emancipadora, crítica e socialmente referenciada.
Abstract/Resumen: This undergraduate thesis addresses the teaching of History in the Technical Course in Agriculture at the Federal Institute of Santa Catarina – Abelardo Luz Campus, between 2013 and 2018. The research investigates how the History discipline is developed within the context of Rural Education, anchored in the pedagogy of alternation and in a land reform territory. The study is based on the analysis of institutional documents, such as the Political-Pedagogical Project (PPP) and teachers' work plans, seeking to understand whether History teaching fosters the integration between theory and practice, in dialogue with the students' social and cultural realities. The importance of integrating School Time and Community Time as a central axis of the pedagogical proposal is highlighted, aiming to overcome the historical dichotomy between intellectual education and technical training. The work also emphasizes the role of social movements, especially the Landless Rural Workers' Movement (MST), in the struggle for contextualized and quality education. The research identifies challenges, such as the persistence of fragmented curricular practices and the difficulty of effectively implementing interdisciplinarity. It concludes that History teaching needs to be rethought, seeking greater integration with technical content and valuing students' community experiences to build emancipatory, critical, and socially referenced education.
Palavras-chave: História
Estudo e ensino
Educação rural
Currículo
Movimentos sociais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8704
Data do documento: 2025
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