Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8710
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Loro, Alexandre Paulo | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Lazarotto, Aline Fátima | - |
dc.creator | Benedito, Andressa Carvalho | - |
dc.date | 2025-07-03 | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-13T19:14:34Z | - |
dc.date.available | 2025 | - |
dc.date.available | 2025-08-13T19:14:34Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8710 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo analisar como a organização dos espaços e dos cenários nos Centros de Educação Infantil influenciam na autonomia das crianças e revela concepções de infância presentes no cotidiano pedagógico. A pesquisa foi realizada por meio de observações em duas instituições públicas, com foco nos materiais disponíveis, nos brinquedos, na disposição dos móveis e nos elementos expostos nas paredes. A análise foi embasada em documentos oficiais, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil, além de autores que discutem os conceitos de espaço, cenário e formação docente. Constatou- se a predominância de uso de materiais plásticos, produções estereotipadas e rotinas pouco flexíveis, as quais limitam a participação ativa das crianças. Conclui-se que a qualificação dos espaços na Educação Infantil depende da escuta das crianças e da valorização das professoras no processo de transformação pedagógica. Repensar os cenários exige formação crítica, tempo de reflexão e compromisso coletivo com práticas que respeitem as infâncias. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-08-11T18:22:03Z No. of bitstreams: 1 BENEDITO.pdf: 978793 bytes, checksum: 377cb8619c72833b237e6de0a009f96c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-08-13T19:14:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BENEDITO.pdf: 978793 bytes, checksum: 377cb8619c72833b237e6de0a009f96c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-13T19:14:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BENEDITO.pdf: 978793 bytes, checksum: 377cb8619c72833b237e6de0a009f96c (MD5) Previous issue date: 2025 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Espaço escolar | pt_BR |
dc.subject | Independência (Personalidade) | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | Entre brinquedos e cenários: a influência dos espaços na autonomia de bebês e crianças bem pequenas nos CEIMs de Guatambu - SC | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BENEDITO.pdf | 955,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.