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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Loro, Alexandre Paulo-
dc.contributor.advisor-co1Lazarotto, Aline Fátima-
dc.creatorBenedito, Andressa Carvalho-
dc.date2025-07-03-
dc.date.accessioned2025-08-13T19:14:34Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-08-13T19:14:34Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8710-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar como a organização dos espaços e dos cenários nos Centros de Educação Infantil influenciam na autonomia das crianças e revela concepções de infância presentes no cotidiano pedagógico. A pesquisa foi realizada por meio de observações em duas instituições públicas, com foco nos materiais disponíveis, nos brinquedos, na disposição dos móveis e nos elementos expostos nas paredes. A análise foi embasada em documentos oficiais, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil, além de autores que discutem os conceitos de espaço, cenário e formação docente. Constatou- se a predominância de uso de materiais plásticos, produções estereotipadas e rotinas pouco flexíveis, as quais limitam a participação ativa das crianças. Conclui-se que a qualificação dos espaços na Educação Infantil depende da escuta das crianças e da valorização das professoras no processo de transformação pedagógica. Repensar os cenários exige formação crítica, tempo de reflexão e compromisso coletivo com práticas que respeitem as infâncias.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-08-11T18:22:03Z No. of bitstreams: 1 BENEDITO.pdf: 978793 bytes, checksum: 377cb8619c72833b237e6de0a009f96c (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEspaço escolarpt_BR
dc.subjectIndependência (Personalidade)pt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleEntre brinquedos e cenários: a influência dos espaços na autonomia de bebês e crianças bem pequenas nos CEIMs de Guatambu - SCpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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