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Tipo: Monografia
Título: Profissão docente: emoções e sentimentos
Autor(es): Zorzi, Taine
Primeiro Orientador: Loss, Adriana Salete
Primeiro membro da banca: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Segundo membro da banca: Pimentel, Diuliana Chiaradia
Resumo: Este trabalho analisa, de forma reflexiva, quais são as emoções e os sentimentos que professoras do município de Barão de Cotegipe/RS, enfrentam durante o seu dia a dia e ao longo da profissão, buscando compreender como essas emoções e sentimentos afetam a profissão. O problema da pesquisa investiga quais as emoções e os sentimentos que os professores vivenciam na vida profissional. O objetivo geral é investigar e identificar quais são as emoções e sentimentos que os professores vivenciam na sua vida profissional. A metodologia deste estudo consistiu em pesquisa bibliográfica, em que trabalhamos com autores como Antônio Damásio (2000), Daniel Goleman (2011), Mary Sandra Carlotto (2012), Tamara Myles (2015), entre outros, cujos estudos foram utilizados pela acadêmica durante a sua jornada escolar. Ademais foi realizada uma pesquisa qualitativa, que explora as particularidades e os traços subjetivos, considerando a experiência pessoal do entrevistado, assim como foi feita uma pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com nove professores atuantes em escolas de Barão de Cotegipe/RS, de diferentes tempos de experiência na profissão (alguns professores mais experientes na área de trabalho, em torno de dez a vinte anos, outros recém formados, que estão atuando a cerca de um a cinco anos, bem como outros que já estão na fase final da carreira, aposentando-se). Os dados foram analisados de acordo com os procedimentos descritos por Bardin (1977), permitindo a categorização e a interpretação dos resultados. Além disso, foi respeitada a ética na pesquisa, com a obtenção do consentimento dos participantes e garantindo a confidencialidade das informações. A metodologia adotada possibilitou analisar os dados obtidos a fim de descobrir, em consonância com o problema de pesquisa, quais são as emoções e sentimentos que os docentes enfrentam na sua profissão. Os resultados desta pesquisa revelaram que as emoções e os sentimentos que afetam os professores são mistas, visto que quando falam em seus alunos relatam sentirem alegria ao poderem ver o desenvolvimento e os avanços conquistados no dia a dia, porém quando falam no meio escolar de um modo geral, dizem que estão com a saúde mental comprometida, o que acaba desencadeando inúmeras doenças, como estresse e depressão. A maioria desses profissionais relatou que há uma desvalorização da carreira docente e que se sentem desmotivados e sobrecarregados com a profissão, e sem apoio e incentivo para permanecerem na mesma.
Abstract/Resumen: This study offers a reflective analysis of the emotions and feelings experienced by female teachers in the municipality of Barão de Cotegipe, both in their daily routines and across their professional trajectories. It aims to understand how these emotional experiences influence their teaching practices. The central research problem centers on identifying the emotions and feelings that emerge in teachers’ professional lives. The main objective is to investigate and characterize the emotional dimensions of teaching as experienced by educators in the course of their work. The methodology employed in this study comprises a bibliographic review, drawing on the works of authors such as António Damásio (2000), Daniel Goleman (2011), Mary Sandra Carlotto (2012), Tamara Myles (2015), among others, whose contributions were referenced throughout the researcher’s academic journey. Additionally, a qualitative research approach was adopted to investigate the specificities and subjective dimensions of individual experiences. This was complemented by a field study involving semi-structured interviews with nine in-service teachers from schools in Barão de Cotegipe, RS. The participants represented various stages of their professional trajectories: some with ten to twenty years of experience, others in the early stages of their careers (one to five years of experience), and some approaching retirement. Data analysis followed the procedures established by Bardin (1977), which facilitated the categorization and interpretation of the findings. Ethical principles were upheld throughout the research process, including the acquisition of informed consent from participants and the assurance of confidentiality regarding the information collected. The selected methodological approach enabled a comprehensive examination of the data in accordance with the research question, with the aim of revealing the emotions and feelings experienced by teachers in the context of their professional practice. The results indicate that teachers face a wide range of emotional experiences. When referring to their students, many participants expressed feelings of joy and fulfillment, particularly when observing student progress and development. However, when addressing the broader school environment, participants frequently reported a decline in mental well-being, with stress and depression emerging as common concerns. A majority of the teachers described a sense of professional devaluation, citing feelings of demotivation, work overload, and a perceived lack of institutional support and encouragement to continue in the profession.
Palavras-chave: Emoções e Sentimentos;
Profissão Docente;
Desvalorização;
Saúde Mental;
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8716
Data do documento: Jul-2025
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