Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8730
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Caracelli Scherma, Camila | - |
dc.creator | Oliveira, Giovana Cofferri de | - |
dc.date | 2025-07-02 | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-21T13:51:05Z | - |
dc.date.available | 2025 | - |
dc.date.available | 2025-08-21T13:51:05Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8730 | - |
dc.description.resumo | Nesta pesquisa analisarei as vozes que compõem a ideia de infância na obra A Amiga Genial, de Elena Ferrante, explorando como a narrativa constrói ficcionalmente a experiência infantil no contexto da Itália pós-guerra. A infância é compreendida como uma categoria social, cujos sujeitos pertencentes são influenciados por fatores históricos, econômicos e culturais. Através das personagens Lenu e Lila, analisarei como as relações de classe, gênero e violência estruturam essa fase da vida, e como isso é constituído por meio do olhar literário da autora. O referencial teórico é composto essencialmente por Mikhail Bakhtin, cujos conceitos de dialogismo e enunciado orientam o estudo do discurso para a compreensão de como operam as vozes presentes no texto literário. O procedimento metodológico ancora-se no cotejamento bakhtiniano, que propõe a comparação das diferentes vozes presentes na obra para entender como se constrói o discurso da infância. Entendo a literatura como um espaço de reflexão sobre a infância, que permite ampliar as perspectivas sobre as ideias de infância. Ao analisar A Amiga Genial, busco compreender como a literatura elabora representações da infância e dialoga com marcadores sociais da diferença, contribuindo para os estudos da infância na educação e na literatura. Ademais, o texto literário de Elena Ferrante expressa como a infância emerge de fatores sociais, de gênero e classe, sendo a obra uma forma de ir contra ideias hegemônicas sobre as crianças. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-08-14T13:48:20Z No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 494994 bytes, checksum: 1289ddc0c87be71e06aef306183aa026 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-08-21T13:51:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 494994 bytes, checksum: 1289ddc0c87be71e06aef306183aa026 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-21T13:51:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 494994 bytes, checksum: 1289ddc0c87be71e06aef306183aa026 (MD5) Previous issue date: 2025 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.subject | Obra literária | pt_BR |
dc.title | Linhas que restam: narrativas da infância em Elena Ferrante | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRA.pdf | 483,39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.