Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8730
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Caracelli Scherma, Camila-
dc.creatorOliveira, Giovana Cofferri de-
dc.date2025-07-02-
dc.date.accessioned2025-08-21T13:51:05Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-08-21T13:51:05Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8730-
dc.description.resumoNesta pesquisa analisarei as vozes que compõem a ideia de infância na obra A Amiga Genial, de Elena Ferrante, explorando como a narrativa constrói ficcionalmente a experiência infantil no contexto da Itália pós-guerra. A infância é compreendida como uma categoria social, cujos sujeitos pertencentes são influenciados por fatores históricos, econômicos e culturais. Através das personagens Lenu e Lila, analisarei como as relações de classe, gênero e violência estruturam essa fase da vida, e como isso é constituído por meio do olhar literário da autora. O referencial teórico é composto essencialmente por Mikhail Bakhtin, cujos conceitos de dialogismo e enunciado orientam o estudo do discurso para a compreensão de como operam as vozes presentes no texto literário. O procedimento metodológico ancora-se no cotejamento bakhtiniano, que propõe a comparação das diferentes vozes presentes na obra para entender como se constrói o discurso da infância. Entendo a literatura como um espaço de reflexão sobre a infância, que permite ampliar as perspectivas sobre as ideias de infância. Ao analisar A Amiga Genial, busco compreender como a literatura elabora representações da infância e dialoga com marcadores sociais da diferença, contribuindo para os estudos da infância na educação e na literatura. Ademais, o texto literário de Elena Ferrante expressa como a infância emerge de fatores sociais, de gênero e classe, sendo a obra uma forma de ir contra ideias hegemônicas sobre as crianças.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-08-14T13:48:20Z No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 494994 bytes, checksum: 1289ddc0c87be71e06aef306183aa026 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-08-21T13:51:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 494994 bytes, checksum: 1289ddc0c87be71e06aef306183aa026 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-21T13:51:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 494994 bytes, checksum: 1289ddc0c87be71e06aef306183aa026 (MD5) Previous issue date: 2025en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectObra literáriapt_BR
dc.titleLinhas que restam: narrativas da infância em Elena Ferrantept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OLIVEIRA.pdf483,39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.