Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8740
Tipo: Monografia
Título: A relação da imaginação com a brincadeira faz de conta na educação infantil, sob o olhar da perspectiva histórico-cultural: o que os últimos estudos nos revelam?
Autor(es): Girotto, Francieli
Souza, Mel de
Primeiro Orientador: Beltrame, Lisaura Maria
Resumo: A temática abordada neste artigo é a relação da imaginação com a brincadeira de faz de conta na educação infantil, levando em consideração a perspectiva histórico-cultural e o que os estudos de 2014 a 2024 nos revelam. A pesquisa analisou o processo da imaginação e a brincadeira de faz de conta na educação infantil, com base na perspectiva histórico-cultural, utilizando artigos, dissertações e teses disponíveis no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) publicados nos últimos anos. Este estudo teve como orientadora a prof. Drª Lisaura Maria Beltrame, membro do grupo de estudos GEPEVI. O objetivo geral deste estudo é buscar, através de artigos, dissertações e teses relacionados à temática, o processo de imaginação e brincadeira de faz de conta na educação infantil anos entre 2014 a 2024; e os objetivos específicos foram: Estudar de que forma os estudos teóricos da perspectiva histórico-cultural explicam sobre o processo de construção da imaginação da criança; compreender a relação do processo de imaginação com o brincar de faz de conta e sua importância para o processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil; identificar em artigos, dissertações e teses a temática imaginação e brincadeira de faz de conta na educação infantil, ancorando-se na perspectiva histórico-cultural. A pesquisa buscou compreender de forma profunda a relação que existe entre a imaginação e a brincadeira de faz de conta nos espaços da educação infantil. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório com critérios investigativos a partir de descritores, como: Imaginação, brincadeira de faz de conta, perspectiva histórico-cultural e educação infantil. Nossos resultados apontaram, a presença de alguns artigos sobre a imaginação e a brincadeira de faz de conta e duas dissertações, e uma tese sobre a imaginação e o processo criativo. Os estudos ressaltaram a importância da perspectiva histórico-cultural evidenciando a imaginação e a brincadeira de faz de conta como primordiais para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, em que a brincadeira se torna ferramenta que expressa e internaliza o mundo social e cultural que se insere, tendo em vista que são atividades que promovem o desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança. Os resultados comprovaram também a importância da imaginação e da presença da brincadeira de faz de conta em contextos da educação infantil, bem como evidenciaram como esses processos (imaginação e brincar de faz de conta) contribuem para elevar as funções psíquicas superiores e formação do pensamento da criança.
Palavras-chave: Imaginação infantil
Brincar de faz-de-conta
Educação infantil
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8740
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA.pdf448,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.