Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/875
Tipo: Monografia
Título: Implante Coclear : uma discussão necessária na educação
Autor(es): Pizzatto, Fabiane Marta de Martini
Primeiro Orientador: Lepke, Sonize
Primeiro membro da banca: Paim, Robson Olivino
Segundo membro da banca: Krebs, Josiane Roberta
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar de que forma os professores narram o processo de escolarização de crianças ou adolescentes que realizaram o implante coclear. A partir da questão proposta disso, iniciou-se uma pesquisa para entender o que é o implante coclear (ouvido biônico), uma vez que o mesmo é indicado pela medicina como uma forma de permitir a recuperação da audição, através de uma cirurgia complexa, para sujeitos que tiveram, ao nascer ou ao longo dos anos, perda auditiva severa. O tema implante coclear dialoga com questões relacionadas à Língua de sinais, normalização e identidade fornecendo um arcabouço teórico que permitisse analisar os artigos e pesquisas disponibilizados em endereços eletrônicos que hospedam trabalhos acadêmicos das mais diversas áreas. Porém, para análise deste, foram selecionados apenas os trabalhos voltados para a educação e contabilizados os relacionados á área médica. A pesquisa realizada foi uma pesquisa bibliográfica, qualitativa na qual observou-se grande dificuldade de encontrar publicações na área da educação sobre o tema. A partir da análise, foi possível identificar como a criança com implante coclear, a Língua de Sinais, a normalização e a identidade são narradas no processo de escolarização.
Abstract/Resumen: The present research aims to analyze how teachers describe the cochlear implant from schooling. From the proposed question of this, a research was begun to understand what is the cochlear implant (bionic ear), since it is indicated by medicine as a way to allow the recovery of hearing, through a complex surgery, For subjects who had, at birth or over the years, severe hearing loss. The implant dialogues with related questions Sign language, normalization and identity providing a theoretical framework that allows to analyze the articles and researches available in electronic addresses that host academic works of the most diverse areas. However, for the analysis of this, only the papers focused on education and those relating to the medical area were selected. The research was a bibliographical research, qualitative where it was observed great difficulty to find publications in the area of education on the subject. From the analysis, it was possible to identify how the child with cochlear implant, the Sign Language, normalization and identity are narrated in the schooling process.
Palavras-chave: Implante coclear
Surdez
Educação dos surdos
Língua Brasileira de Sinais
Língua de sinais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/875
Data do documento: 2-Ago-2017
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIZZATO.PDF447,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.