Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/875
Type: Monografia
Título : Implante Coclear : uma discussão necessária na educação
Author: Pizzatto, Fabiane Marta de Martini
First advisor: Lepke, Sonize
metadata.dc.contributor.referee1: Paim, Robson Olivino
metadata.dc.contributor.referee2: Krebs, Josiane Roberta
Resume: A presente pesquisa tem por objetivo analisar de que forma os professores narram o processo de escolarização de crianças ou adolescentes que realizaram o implante coclear. A partir da questão proposta disso, iniciou-se uma pesquisa para entender o que é o implante coclear (ouvido biônico), uma vez que o mesmo é indicado pela medicina como uma forma de permitir a recuperação da audição, através de uma cirurgia complexa, para sujeitos que tiveram, ao nascer ou ao longo dos anos, perda auditiva severa. O tema implante coclear dialoga com questões relacionadas à Língua de sinais, normalização e identidade fornecendo um arcabouço teórico que permitisse analisar os artigos e pesquisas disponibilizados em endereços eletrônicos que hospedam trabalhos acadêmicos das mais diversas áreas. Porém, para análise deste, foram selecionados apenas os trabalhos voltados para a educação e contabilizados os relacionados á área médica. A pesquisa realizada foi uma pesquisa bibliográfica, qualitativa na qual observou-se grande dificuldade de encontrar publicações na área da educação sobre o tema. A partir da análise, foi possível identificar como a criança com implante coclear, a Língua de Sinais, a normalização e a identidade são narradas no processo de escolarização.
Resumen : The present research aims to analyze how teachers describe the cochlear implant from schooling. From the proposed question of this, a research was begun to understand what is the cochlear implant (bionic ear), since it is indicated by medicine as a way to allow the recovery of hearing, through a complex surgery, For subjects who had, at birth or over the years, severe hearing loss. The implant dialogues with related questions Sign language, normalization and identity providing a theoretical framework that allows to analyze the articles and researches available in electronic addresses that host academic works of the most diverse areas. However, for the analysis of this, only the papers focused on education and those relating to the medical area were selected. The research was a bibliographical research, qualitative where it was observed great difficulty to find publications in the area of education on the subject. From the analysis, it was possible to identify how the child with cochlear implant, the Sign Language, normalization and identity are narrated in the schooling process.
Palabras clave : Implante coclear
Surdez
Educação dos surdos
Língua Brasileira de Sinais
Língua de sinais
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/875
Fecha de publicación : 2-ago-2017
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PIZZATO.PDF447,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.