Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8785
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Picoli, Bruno Antonio | - |
dc.creator | Mesquita, Naiandra Tereza Castilho de | - |
dc.date | 2025-07-07 | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-17T20:20:09Z | - |
dc.date.available | 2025 | - |
dc.date.available | 2025-09-17T20:20:09Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8785 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho discute o lugar das religiões afro-brasileiras no currículo escolar, compreendendo-as como parte essencial da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e reconhecendo sua importância para uma educação antirracista. A pesquisa está vinculada ao GRUPEVD – Grupo de Pesquisa em Educação, Violência e Democracia e dialoga com a linha de pesquisa “Escola, responsabilidade e democracia”, sob orientação do professor Dr. Bruno Picoli. O problema central que orienta esta pesquisa é: de que forma as religiões afro-brasileiras, enquanto elemento constitutivo da ERER, são abordadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dos anos iniciais do Ensino Fundamental e os lugares que lhes é atribuído no currículo? O objetivo geral é analisar a presença (ou ausência) das religiões afro-brasileiras na BNCC, compreendendo suas implicações para a prática pedagógica e a efetivação da ERER. Em termos metodológicos, se sustenta por uma perspectiva quantitativa e qualitativa, com base em análise documental da BNCC dos Anos Iniciais, eu dialogo com autores como Kilomba (2019), Nogueira (2020), Rufino (2019), Ribeiro (2019) e análise de experiências vivenciadas durante os estágios obrigatórios de Gestão Escolar e Docência nos Anos Iniciais. Os resultados evidenciam que, embora haja menções à diversidade na BNCC, as religiões afro-brasileiras permanecem invisibilizadas, tratadas de modo superficial ou totalmente silenciadas nas habilidades curriculares. Os resultados apontam que há um distanciamento entre o que propõem as diretrizes da ERER e o que propõe a BNCC, bem como entre o que é efetivamente incorporado ao currículo, revelando um ciclo contínuo de silenciamento e racismo religioso nas práticas escolares. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-08-13T12:25:05Z No. of bitstreams: 1 MESQUITA.pdf: 307637 bytes, checksum: 39fda712830f7cd7d2b076d9e4346955 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-09-17T20:20:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MESQUITA.pdf: 307637 bytes, checksum: 39fda712830f7cd7d2b076d9e4346955 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-17T20:20:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MESQUITA.pdf: 307637 bytes, checksum: 39fda712830f7cd7d2b076d9e4346955 (MD5) Previous issue date: 2025 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Religiões afro-brasileiras | pt_BR |
dc.subject | Relações étnicas e raciais | pt_BR |
dc.subject | Currículo de ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educação religiosa | pt_BR |
dc.title | O silêncio que ecoa: o lugar das religiões afro-brasileiras na BNCC dos anos iniciais | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MESQUITA.pdf | 300.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.