Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8785
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Picoli, Bruno Antonio-
dc.creatorMesquita, Naiandra Tereza Castilho de-
dc.date2025-07-07-
dc.date.accessioned2025-09-17T20:20:09Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-09-17T20:20:09Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8785-
dc.description.resumoEste trabalho discute o lugar das religiões afro-brasileiras no currículo escolar, compreendendo-as como parte essencial da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e reconhecendo sua importância para uma educação antirracista. A pesquisa está vinculada ao GRUPEVD – Grupo de Pesquisa em Educação, Violência e Democracia e dialoga com a linha de pesquisa “Escola, responsabilidade e democracia”, sob orientação do professor Dr. Bruno Picoli. O problema central que orienta esta pesquisa é: de que forma as religiões afro-brasileiras, enquanto elemento constitutivo da ERER, são abordadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dos anos iniciais do Ensino Fundamental e os lugares que lhes é atribuído no currículo? O objetivo geral é analisar a presença (ou ausência) das religiões afro-brasileiras na BNCC, compreendendo suas implicações para a prática pedagógica e a efetivação da ERER. Em termos metodológicos, se sustenta por uma perspectiva quantitativa e qualitativa, com base em análise documental da BNCC dos Anos Iniciais, eu dialogo com autores como Kilomba (2019), Nogueira (2020), Rufino (2019), Ribeiro (2019) e análise de experiências vivenciadas durante os estágios obrigatórios de Gestão Escolar e Docência nos Anos Iniciais. Os resultados evidenciam que, embora haja menções à diversidade na BNCC, as religiões afro-brasileiras permanecem invisibilizadas, tratadas de modo superficial ou totalmente silenciadas nas habilidades curriculares. Os resultados apontam que há um distanciamento entre o que propõem as diretrizes da ERER e o que propõe a BNCC, bem como entre o que é efetivamente incorporado ao currículo, revelando um ciclo contínuo de silenciamento e racismo religioso nas práticas escolares.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2025-08-13T12:25:05Z No. of bitstreams: 1 MESQUITA.pdf: 307637 bytes, checksum: 39fda712830f7cd7d2b076d9e4346955 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2025-09-17T20:20:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MESQUITA.pdf: 307637 bytes, checksum: 39fda712830f7cd7d2b076d9e4346955 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-17T20:20:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MESQUITA.pdf: 307637 bytes, checksum: 39fda712830f7cd7d2b076d9e4346955 (MD5) Previous issue date: 2025en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReligiões afro-brasileiraspt_BR
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.subjectCurrículo de ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação religiosapt_BR
dc.titleO silêncio que ecoa: o lugar das religiões afro-brasileiras na BNCC dos anos iniciaispt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MESQUITA.pdf300.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.