Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8785| Type: | Monografia | 
| Title: | O silêncio que ecoa: o lugar das religiões afro-brasileiras na BNCC dos anos iniciais | 
| Author: | Mesquita, Naiandra Tereza Castilho de | 
| First advisor: | Picoli, Bruno Antonio | 
| Resume: | Este trabalho discute o lugar das religiões afro-brasileiras no currículo escolar, compreendendo-as como parte essencial da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e reconhecendo sua importância para uma educação antirracista. A pesquisa está vinculada ao GRUPEVD – Grupo de Pesquisa em Educação, Violência e Democracia e dialoga com a linha de pesquisa “Escola, responsabilidade e democracia”, sob orientação do professor Dr. Bruno Picoli. O problema central que orienta esta pesquisa é: de que forma as religiões afro-brasileiras, enquanto elemento constitutivo da ERER, são abordadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dos anos iniciais do Ensino Fundamental e os lugares que lhes é atribuído no currículo? O objetivo geral é analisar a presença (ou ausência) das religiões afro-brasileiras na BNCC, compreendendo suas implicações para a prática pedagógica e a efetivação da ERER. Em termos metodológicos, se sustenta por uma perspectiva quantitativa e qualitativa, com base em análise documental da BNCC dos Anos Iniciais, eu dialogo com autores como Kilomba (2019), Nogueira (2020), Rufino (2019), Ribeiro (2019) e análise de experiências vivenciadas durante os estágios obrigatórios de Gestão Escolar e Docência nos Anos Iniciais. Os resultados evidenciam que, embora haja menções à diversidade na BNCC, as religiões afro-brasileiras permanecem invisibilizadas, tratadas de modo superficial ou totalmente silenciadas nas habilidades curriculares. Os resultados apontam que há um distanciamento entre o que propõem as diretrizes da ERER e o que propõe a BNCC, bem como entre o que é efetivamente incorporado ao currículo, revelando um ciclo contínuo de silenciamento e racismo religioso nas práticas escolares. | 
| Keywords: | Religiões afro-brasileiras Relações étnicas e raciais Currículo de ensino fundamental Educação religiosa  | 
| Language: | por | 
| Country: | Brasil | 
| Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul | 
| Acronym of the institution: | UFFS | 
| College, Institute or Department: | Campus Chapecó | 
| Type of Access: | Acesso Aberto | 
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8785 | 
| Issue Date: | 2025 | 
| Appears in Collections: | Pedagogia | 
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MESQUITA.pdf | 300.43 kB | Adobe PDF | View/Open | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.