Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8785
Tipo: Monografia
Título: O silêncio que ecoa: o lugar das religiões afro-brasileiras na BNCC dos anos iniciais
Autor(es): Mesquita, Naiandra Tereza Castilho de
Primeiro Orientador: Picoli, Bruno Antonio
Resumo: Este trabalho discute o lugar das religiões afro-brasileiras no currículo escolar, compreendendo-as como parte essencial da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e reconhecendo sua importância para uma educação antirracista. A pesquisa está vinculada ao GRUPEVD – Grupo de Pesquisa em Educação, Violência e Democracia e dialoga com a linha de pesquisa “Escola, responsabilidade e democracia”, sob orientação do professor Dr. Bruno Picoli. O problema central que orienta esta pesquisa é: de que forma as religiões afro-brasileiras, enquanto elemento constitutivo da ERER, são abordadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dos anos iniciais do Ensino Fundamental e os lugares que lhes é atribuído no currículo? O objetivo geral é analisar a presença (ou ausência) das religiões afro-brasileiras na BNCC, compreendendo suas implicações para a prática pedagógica e a efetivação da ERER. Em termos metodológicos, se sustenta por uma perspectiva quantitativa e qualitativa, com base em análise documental da BNCC dos Anos Iniciais, eu dialogo com autores como Kilomba (2019), Nogueira (2020), Rufino (2019), Ribeiro (2019) e análise de experiências vivenciadas durante os estágios obrigatórios de Gestão Escolar e Docência nos Anos Iniciais. Os resultados evidenciam que, embora haja menções à diversidade na BNCC, as religiões afro-brasileiras permanecem invisibilizadas, tratadas de modo superficial ou totalmente silenciadas nas habilidades curriculares. Os resultados apontam que há um distanciamento entre o que propõem as diretrizes da ERER e o que propõe a BNCC, bem como entre o que é efetivamente incorporado ao currículo, revelando um ciclo contínuo de silenciamento e racismo religioso nas práticas escolares.
Palavras-chave: Religiões afro-brasileiras
Relações étnicas e raciais
Currículo de ensino fundamental
Educação religiosa
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8785
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MESQUITA.pdf300.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.