Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8789
Tipo: Monografia
Título: Avaliação de contaminação microbiológica da água bruta das fontes de abastecimento das SACS em município da região norte do Rio Grande do Sul, Brasil
Autor(es): Zanchett, Cláudia Santin
Primeiro Orientador: Kemmerich, Magali
Primeiro coorientador: Paludo, Deise
Primeiro membro da banca: Castro, Lierson Borges de
Segundo membro da banca: Bezerra, João Paulo Peres
Resumo: Conhecer as características microbiológicas da água é essencial para estabelecer estratégias de desinfecção mais eficazes, evitando a presença de microrganismos patogênicos que possam representar riscos à saúde (OMS, 2022). Além disso, permite uma gestão preventiva de riscos, possibilitando ações antecipadas e controladas que minimizam a ocorrência de contaminações e reduzem custos operacionais. Considerando os dados disponíveis no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), onde não existem registros de monitoramento da qualidade de água no ponto de captação das Soluções Alternativas Coletivas (SACs), este trabalho teve por objetivo avaliar a contaminação microbiológica da água subterrânea bruta, nos pontos de captação que abastecem a totalidade das 29 SACs, localizadas na área rural, do Município de Severiano de Almeida, localizado no norte do RS. Foram realizadas coletas de água bruta e análises microbiológicas pelo método de Substrato Cromogênico-Fluorogênico Definido, para detecção de Coliformes totais e Escherichia coli. As coordenadas geográficas foram determinadas in loco, junto a avaliações das estruturas de proteção dos pontos de captação e da área do entorno. Os resultados indicaram que 86% dos pontos analisados apresentaram contaminação por coliformes totais e 27% também apresentaram presença de Escherichia coli. As 29 SACs avaliadas abastecem 65% da população do Município, sendo que a água distribuída passa por processo de desinfecção de acordo com a legislação vigente.
Palavras-chave: qualidade da água bruta;
Soluções Alternativas Coletivas;
coliformes totais;
Escherichia coli
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8789
Data do documento: Jul-2025
Aparece nas coleções:Especialização em Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZANCHETT.pdf1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.