Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8809
Type: | Monografia |
Title: | Princípios estéticos e crianças: experiências pedagógicas do estágio curricular em educação infantil |
Author: | Silva, Júlia Pöttker da |
First advisor: | Souza, Flávia Burdzinski de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Richit, Adriana |
metadata.dc.contributor.referee2: | Moraes, Elise Helene Moutinho Bernardo de |
Resume: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi construído a partir da temática dos princípios estéticos e sua relação com as práticas pedagógicas na Educação Infantil. O tema emergiu das reflexões durante e após o Estágio Curricular em Educação Infantil, realizado no oitavo semestre do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com crianças de 3 e 4 anos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) São Cristóvão, de Erechim/RS. Este estudo teve como problema de pesquisa: “De que maneira os princípios estéticos se fizeram presentes na ação do estágio em Educação Infantil com crianças de 3 e 4 anos?” Busca-se por meio desta pesquisa investigar de que maneira os princípios estéticos se fazem presentes nas ações pedagógicas desenvolvidas com crianças no cotidiano da Educação Infantil. Para atingir os objetivos propostos, foram utilizados como caminhos metodológicos uma abordagem qualitativa, com procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental, além da pesquisa realizada com crianças. Para análise dos dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). Os dados foram organizados em quatro categorias de análise: sensibilidade, criatividade, ludicidade e diversidade artística e cultural, seguindo os pressupostos dos princípios estéticos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). As considerações finais destacam que o término da pesquisa não encerra debates, mas abre caminhos para novas investigações sobre a estética na Educação Infantil, entendida como espaço dinâmico em que sensibilidade, criatividade, ludicidade e diversidade cultural são essenciais ao desenvolvimento integral das crianças; a pesquisa teórica e o percurso investigativo desenvolvido com as crianças no cotidiano do estágio em Educação Infantil mostraram que experiências estéticas imersivas, integradas ao brincar e à interação, promovem aprendizagens significativas, ampliam repertórios, reforçam a autonomia infantil e exigem práticas pedagógicas cada vez mais acolhedoras, criativas e voltadas aos direitos de aprendizagem das crianças. |
Abstract: | This Undergraduate Thesis was built around the theme of aesthetic principles and their relation to pedagogical practices in Early Childhood Education. The topic emerged from reflections during and after the Early Childhood Education Internship, carried out in the eighth semester of the Pedagogy Course the Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim/RS, with 3-and-4-year-old children at the São Cristóvão Municipal Early Childhood Education School in Erechim/RS. The research problem was: “How were aesthetic principles made manifest in the actions of the Early Childhood Education Internship with 3-and-4-year-old children?” Through this inquiry, it seeks to investigate the ways in which aesthetic principles are present in the pedagogical actions developed with children in the daily life of Early Childhood Education. To achieve the proposed objectives, a qualitative approach was employed, combining bibliographic and documentary research procedures with research with children. Discursive Textual Analysis (ATD) was used for data analysis. The findings were organized into four categories of analysis: sensitivity, creativity, playfulness, and artistic and cultural diversity, based on the assumptions of the aesthetic principles outlined in the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI). The concluding considerations emphasize that the end of this research does not close the discussion but rather opens new paths for further investigations into aesthetics in Early Childhood Education, understood as a dynamic space where sensitivity, creativity, playfulness, and cultural diversity are essential to children’s full development. The theoretical research and the investigative process carried out with children during the internship demonstrated that immersive aesthetic experiences, integrated with play and interaction, promote meaningful learning, expand repertoires, strengthen children’s autonomy, and call for increasingly welcoming, creative pedagogical practices focused on children’s learning rights. |
Keywords: | Educação Infantil. Princípios Estéticos. Pesquisa com crianças |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8809 |
Issue Date: | Jul-2025 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.