Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8847
Tipo: Monografia
Título: As orações de que precisamos: encarando o trabalho com as relativas preposicionadas na educação básica
Autor(es): Chaves, Thyago Camargo
Primeiro Orientador: Marchesan, Ani Carla
Resumo: Este trabalho investiga as sentenças relativas com preposição explícita, apagada ou incorporada a um pronome pessoal. Dessas, apenas as com preposição explícita, chamadas de relativa padrão, constituem -se como as prescritas pela norma padrão (Cunha; Cintra, 2017). No entanto, estudos de Kenedy (2007) e de Corrêa (1997, 1998) revelaram que essa estrutura só é aprendida na escola, através de ensino formal; ao contrário das outras duas que são adquiridas de forma natural. Neste cenário, e adotando a perspectiva teórica da Gramática Gerativa (Chomsky, 1981 e trabalhos posteriores) e de transposição didática dos estudos formalistas para o ensino de gramática (Pires de Oliveira; Quarezemin, 2016; Pilati, 2017; Medeiros Junior, 2020, entre outros), objetivamos apresentar uma proposta de módulo gramatical para trabalhar as relativas preposicionadas, partindo da reflexão dos usos não-padrão e da articulação disso com as habilidades de leitura e produção textual. Para essa empreitada, metodologicamente, partimos da descrição e da análise do funcionamento das orações relativas preposicionadas (Vries, 2002; Kenedy, 2002), já que, conhecer detalhadamente essa estrutura gramatical vai, seguramente, contribuir para criar materiais com ordenação de conteúdo mais detalhado d as estruturas gramaticais (Amaral, 2020), tais como a Hierarquia da Acessibilidade (Keenan; Comrie, 1977); a antinaturalidade da oração relativa padrão preposicionada (Kenedy, 2007; Corrêa, 1998; Amorim, 2021), entre outros. Como resultado obtivemos dois materiais complementares: uma versão direcionada ao aluno e outra comentada, destinada ao docente. Tais atividades visam contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico-linguístico do aluno (Medeiros Junior, 2020a).
Abstract/Resumen: Este trabajo investiga las oraciones relativas con preposición explícita, omitida o incorporada a un pronombre personal. De estas, solo las que tienen preposición explícita, denominadas relativas estándar, son las prescritas por la norma culta (Cunha; Cintra, 2017). Sin embargo, estudios de Kenedy (2007) y de Corrêa (1997, 1998) revelaron que esta estructura solo se aprende en la escuela, a través de la enseñanza formal; a diferencia de las otras dos, que se adquieren de forma natural. En este contexto, y adoptando la perspectiva teórica de la Gramática Generativa (Chomsky, 1981 y trabajos posteriores) y de la transposición didáctica de los estudios formalistas para la enseñanza de la gramática (Pires de Oliveira; Quarezemin, 2016; Pilati, 2017; Med eiros Junior, 2020, entre otros), nos proponemos presentar una propuesta de módulo gramatical para trabajar las relativas con preposición, partiendo de la reflexión sobre los usos no estándar y de su articulación con las habilidades de lectura y producción textual. Para esta tarea, metodológicamente, comenzaremos de la descripción y del análisis del funcionamiento de las oraciones relativas con preposición (Vries, 2002; Kenedy, 2002), ya que conocer detalladamente esta estructura gramatical contribuirá, sin duda, a la creación de materiales con una organización de contenidos más detallada sobre las estructuras gramaticales (Amaral, 2020), tales como la Jerarquía de Accesibilidad (Keenan; Comrie, 1977); la antinaturalidad de la oración relativa estándar con p reposición (Kenedy, 2007; Corrêa, 1998; Amorim, 2021), entre otros. Como resultado, obtuvimos dos materiales complementarios: una versión dirigida al estudiante y otra comentada, destinada al docente. Dichas actividades tienen como objetivo contribuir al desarrollo del razonamiento lógico-lingüístico del estudiante (Medeiros Junior, 2020a).
Palavras-chave: Sintaxe
Oração (Gramática)
Língua portuguesa
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8847
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CHAVES.pdf7.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.