Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/888
Tipo: Monografia
Título: Construção da identidade infantil: a influência dos contos de fadas
Autor(es): Kielb, Eliziane Gorete
Primeiro Orientador: Silva, Ivone Maria Mendes
Primeiro membro da banca: Silva, Ivone Maria Mendes
Segundo membro da banca: Cristofoli, Maria Silvia
Terceiro membro da banca: Valmorbida, Viviane Molossi
Resumo: Este estudo objetivou analisar as influências dos contos de fadas na construção da identidade infantil. Para isso foi construída uma metodologia, englobando duas fases de pesquisa: a primeira fase - bibliográfica -, definindo conceitos e levando em conta a literatura já existente, consolidada, referente ao tema. Na segunda fase, foram entrevistados duas docentes que atuam na Educação Infantil com turmas de idade entre 3 a 5 anos. Buscou-se fazer um estudo referente às percepções tanto das docentes, quanto das crianças e, nesse sentido, também foram feitas observações no momento em que as professoras utilizaram os contos, anotando as percepções referentes ao momento e fazendo uma conversa em grupo com as crianças, o que possibilitou ter uma visão completa da experiência com os contos. A análise dos dados trouxe importantes aspectos a serem analisados, como a trajetória, o envolvimento e a visão que as professoras têm referente à literatura, como é o trabalho com os contos no dia a dia em suas salas e as influências dos contos de fadas na construção da identidade infantil. Cabe destacar que essa influência acontece em diferentes dimensões da identidade humana: na construção de narrativas, nas emoções, nas ações, no ideais e valores da vida, na formação moral/ética. Conquanto todos os âmbitos conectam-se, as possibilidades que o conto traz podem ser mais amplas ou mais restritas, uma vez que isso se vincula à visão que o professor tem da literatura e da mediação que é feita por ele, constituindo-se importantes oportunidades de fomentar a atividade reflexiva da criança. Dessa forma o professor assume responsabilidade, enquanto mediador, de promover a reflexão e reconhecer a criança como um ser integral.
Palavras-chave: Identidade
Contos de fadas
Infância
Literatura
Educação Infantil
Professores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/888
Data do documento: 12-Jan-2017
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KIELB.pdf269,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.