Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8899
Type: | Dissertação |
Título : | Jogos didáticos inclusivos: uma abordagem lúdica para o ensino de ciências |
Author: | Lima, Kassieli |
First advisor: | Ziesmann, Cleusa Inês |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lepke, Sonize |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Eliane Gonçalves dos |
Resume: | A educação constitui uma práxis social essencial à formação integral do sujeito, promovendo sua inserção crítica e plena na sociedade, com respeito às suas singularidades. Por meio dela, são construídos e disseminados valores culturais, sociais e científicos que contribuem para a transformação individual e coletiva. Inserida no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim, na Linha de Pesquisa "Educação Não-Formal: Práticas Político-Sociais", esta pesquisa fundamenta-se na teoria sociocultural de Vygotsky, articulada a estudos das áreas do Ensino de Ciências, Educação Especial e Inclusiva e jogos didáticos digitais acessíveis. Ao abordar o direito à educação sob a perspectiva da inclusão, destaca-se a importância de que os docentes desenvolvem estratégias e recursos pedagógicos que garantam o acesso, a permanência e a participação efetiva dos estudantes público-alvo da Educação Especial. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa é avaliar a interação e a aprendizagem promovidas por jogos didáticos digitais inclusivos no Ensino de Ciências, voltados a estudantes dos 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental do município de Concórdia/SC. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas com duas professoras de Ciências, além de observações em aulas regulares e durante as intervenções pedagógicas com os jogos. A análise dos dados foi realizada com base nos princípios da Análise Textual Discursiva (ATD). Como produto educacional, foram desenvolvidos jogos digitais acessíveis com foco na aprendizagem científica inclusiva. Os resultados evidenciam que os jogos digitais inclusivos contribuem para a participação ativa, o engajamento e o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes da Educação Especial, promovendo práticas pedagógicas mais equitativas e inovadoras. A pesquisa reforça, assim, a importância de integrar tecnologias educacionais acessíveis ao Ensino de Ciências e aponta caminhos possíveis para a efetivação de uma escola verdadeiramente inclusiva. |
Resumen : | La educación constituye una práctica social esencial para el desarrollo integral de las personas, promoviendo su integración crítica y plena en la sociedad, respetando su singularidad. A través de la educación, se construyen y difunden valores culturales, sociales y científicos, contribuyendo a la transformación individual y colectiva. Como parte del Programa de Posgrado Profesional en Educación de la Universidad Federal de la Frontera Sur – Campus Erechim, en la línea de investigación "Educación No Formal: Prácticas Político-Sociales", esta investigación se basa en la teoría sociocultural de Vygotsky, articulada con estudios en las áreas de Educación en Ciencias, Educación Especial e Inclusiva, y juegos educativos digitales accesibles. Al abordar el derecho a la educación desde la perspectiva de la inclusión, enfatizamos la importancia de que los docentes desarrollen estrategias y recursos pedagógicos que garanticen el acceso, la retención y la participación efectiva del alumnado, público objetivo de la Educación Especial. En este contexto, el objetivo general de esta investigación fue evaluar la interacción y el aprendizaje promovidos por los juegos educativos digitales inclusivos en Educación en Ciencias, dirigidos a estudiantes de 6.º a 9.º grado de la Escuela Primaria del municipio de Concórdia, Santa Catarina. El enfoque metodológico adoptado fue cualitativo e incluyó entrevistas semiestructuradas con dos docentes de Ciencias, así como observaciones en clases regulares y durante intervenciones pedagógicas con juegos. El análisis de datos se basó en los principios del Análisis Textual Discursivo (ATD). Se desarrollaron juegos digitales accesibles enfocados en el aprendizaje científico inclusivo como productos educativos. Los resultados demuestran que los juegos digitales inclusivos contribuyen significativamente a la participación activa, el compromiso y el desarrollo cognitivo y socioemocional del alumnado de Educación Especial, promoviendo prácticas pedagógicas más equitativas e innovadoras. Por lo tanto, la investigación refuerza la importancia de integrar tecnologías educativas accesibles en la Educación Científica y señala posibles caminos para la creación de una escuela verdaderamente inclusiva. |
Palabras clave : | Educação Inclusiva. Ensino de Ciências. Jogos Didáticos Digitais. Tecnologias Assistivas. Interação e Aprendizagem |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8899 |
Fecha de publicación : | ago-2025 |
metadata.dc.level: | Mestrado |
Aparece en las colecciones: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIMA.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.