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Tipo: Monografia
Título: Memes e a produção de sentidos: discurso em circulação nas mídias digitais
Autor(es): Galarça, Keslin Corrêa dos Santos
Primeiro Orientador: Schneiders, Caroline Mallmann
Primeiro membro da banca: Dias, Ana Beatriz Ferreira
Segundo membro da banca: Gonçalves, Ana Cecilia Teixeira
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar como os memes, enquanto práticas discursivas digitais, contribuem para a produção e atualização de sentidos racistas nas redes sociais. A pesquisa fundamenta-se na Análise de Discurso de linha pecheuxtiana, mobilizando conceitos como sujeito, ideologia, interdiscurso e memória discursiva, com base principalmente nos estudos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. O corpus de análise é composto por dois memes que circularam durante as edições do Big Brother Brasil 24 e 25, envolvendo representações de mulheres negras a partir de estereótipos históricos de subalternidade e animalização. A análise demonstra que os memes selecionados, ao recorrerem ao humor para veicular essas imagens, atualizam discursos racistas já naturalizados na sociedade. Esses enunciados operam como efeitos da memória discursiva e da ideologia, mostrando como sentidos discriminatórios podem ser reproduzidos no ambiente digital sob a forma de entretenimento.
Abstract/Resumen: El presente trabajo tiene como objetivo analizar cómo los memes, en tanto prácticas discursivas digitales, contribuyen a la producción y actualización de sentidos racistas en las redes sociales. El trabajo se fundamenta en el Análisis del Discurso de línea pecheuxtiana, movilizando conceptos como sujeto, ideología, interdiscurso y memoria discursiva, basándose principalmente en los estudios de Michel Pêcheux y Eni Orlandi. El corpus de análisis está compuesto por dos memes que circularon durante las ediciones de Big Brother Brasil 24 y 25, los cuales presentan representaciones de mujeres negras a partir de estereotipos históricos de subalternidad y animalización. El análisis demuestra que los memes seleccionados, al recurrir al humor para vehicular tales imágenes, actualizan discursos racistas ya naturalizados en la sociedad. Estos enunciados operan como efectos de la memoria discursiva y de la ideología, mostrando cómo sentidos discriminatorios pueden reproducirse en el ambiente digital bajo la forma de entretenimiento.
Palavras-chave: Análise do discurso
Memes
Comunicação
Redes sociais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8923
Data do documento: 2025
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