Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8929
Type: Dissertação
Title: O ensino médio como tempo de desenvolvimento humano: as adolescências-jovens à luz da Teoria Histórico-Cultural
Author: Kroth, Angela Cristina Bonissoni
First advisor: Alves, Solange Maria
Resume: O presente trabalho dissertativo, intitulado "O Ensino Médio como tempo de desenvolvimento humano: as adolescências-jovens à luz da Teoria Histórico-Cultural", surge da seguinte problematização: como a Teoria Histórico-Cultural possibilita pensar e propor uma organização pedagógica objetivada aos adolescentes-jovens do Ensino Médio, compreendendo este nível educativo enquanto espaço e tempo de desenvolvimento humano? Tem por objetivo analisar as adolescências-jovens no contexto do Ensino Médio, sob a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural (THC). Essa abordagem considera o referido período do desenvolvimento humano também como uma construção social e cultural, enfatizando as oportunidades de aprimoramento proporcionadas pelo espaço-tempo desse nível de ensino para o desenvolvimento individual e coletivo ao longo da trajetória de vida de cada estudante singular. A pesquisa identifica as contribuições da THC para a organização pedagógica do Ensino Médio, interpretando-o como um momento propício ao pleno desenvolvimento humano. Fundamenta-se na filosofia e epistemologia do Materialismo Histórico-Dialético (MHD), que sustenta a THC, apoiando-se em autores basilares como Vigotski, Luria, Leontiev, Engels e Marx, além de estudos contemporâneos de Facci, Gadotti, Ozella, Arroyo, Anjos, Duarte, Pino, Novaes, Vannuchi, Dayrell, Carrano, entre outros. A dissertação aborda o desenvolvimento do psiquismo humano durante a adolescência-jovem, tendo a atividade-guia do estudo-trabalho como elemento fundamental de mediação da relação indivíduo-sociedade neste período e, nesse sentido, persegue uma reflexão que dialogue com os fundamentos da THC em ações educativas intencionadas ao desenvolvimento humano compreendido como apropriação das objetivações humanas presentes na cultura como movimento essencial para a subjetivação consciente e autorregulada; no sentido vigotskiano dessas expressões. Resulta disso, o encontro da THC com a Pedagogia Histórico-Crítica como possibilidade de organização de práticas pedagógicas objetivadas ao desenvolvimento humano compreendido como progressão do pensamento teórico-conceitual no âmbito do Ensino Médio, com base em organização curricular assentada na unidade dialética entre filosofia, ciência e arte. Nesses termos, a ênfase do processo de ensinar e aprender recai sobre abordagens metodológicas embasadas no método do Materialismo Histórico-Dialético de conhecimento, que toma a prática social como ponto de partida e de chegada para o desenvolvimento do pensamento analítico, teórico-conceitual. Conclui-se que a implementação de uma pedagogia baseada na THC, apoiada pelo conhecimento produzido historicamente, é viável e potencializa uma prática educativa voltada ao desenvolvimento integral do estudante nos termos de uma formação cognitivo-afetivo-volitiva e humanizadora.
Abstract: This dissertation, entitled "High School as a Period of Human Development: Adolescence and Youth in Light of Historical-Cultural Theory," emerges from the following research problem: How does Historical-Cultural Theory enable us to think about and propose a pedagogical organization aimed at adolescents and young people in High School, understanding this educational level as a spatiotemporal context of human development? It aims to analyze adolescence and youth in the context of High School, from the perspective of Historical-Cultural Theory (THC). This approach considers the aforementioned period of human development also as a social and cultural construction, emphasizing the opportunities for improvement provided by the spatiotemporal context of this educational level for individual and collective development throughout the life trajectory of each unique student. The research identifies the contributions of THC to the pedagogical organization of secondary education, interpreting it as a time conducive to the full development of human potential. It is grounded in the philosophy and epistemology of Historical-Dialectical Materialism (HDM), which underlies THC, and draws on foundational authors such as Vygotsky, Luria, Leontiev, Engels, and Marx, as well as contemporary studies by Facci, Gadotti, Ozella, Arroyo, Anjos, Duarte, Pino, Novaes, Vannuchi, Dayrell, Carrano, and others. The dissertation addresses the development of the human psyche during adolescence and youth, with the guiding study-work activity as a fundamental element of mediating the relationship between the individual and society in this period and, in this sense, pursues a reflection that dialogues with the foundations of THC in educational actions intended for human development understood as the appropriation of human objectifications present in culture as an essential movement for conscious and self-regulated subjectivity; in the Vygotskian sense of these expressions. This leads to the convergence of THC and Historical-Critical Pedagogy as a means of organizing pedagogical practices aimed at human development, understood as the progression of theoretical-conceptual thought within secondary education, based on a curricular organization grounded in the dialectical unity of philosophy, science, and art. In these terms, the emphasis in the teaching and learning process falls on methodological approaches grounded in the Historical-Dialectical Materialist method of knowledge, which takes social practice as the starting and ending point for the development of analytical, theoretical-conceptual thought. It is concluded that the implementation of a pedagogy based on THC, supported by historically produced knowledge, is viable and enhances an educational practice aimed at the integral development of the student in terms of a cognitive, affective, and volitional development, as well as a humanizing formation.
Keywords: Desenvolvimento humano
Ensino médio
Adolescentes
Pedagogia
Formação de professores
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8929
Issue Date: 2025
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KROTH.pdf3.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.