Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8938
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Angelise Fagundes da-
dc.contributor.referee1Fontana, Marcus Vinicius Liessem-
dc.contributor.referee2Ames, Maria Alice Canzi-
dc.creatorPrill, Verônica Daniela Andres-
dc.date2025-07-04-
dc.date.accessioned2025-10-22T15:12:28Z-
dc.date.available2025-
dc.date.available2025-10-22T15:12:28Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8938-
dc.description.abstractEl presente trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre el papel de los viajes pedagogicos el la formación de profesores y sus relevancias para el desarrollo del literacidad intercultural. La investigación parte de la idea que enseñar lenguas implica tratar con diferentes culturas y para eso, el profesor necesita estar preparado para actuar con respeto y empatía. Los viajes pedagógicos son analizados como experiencias que posibilitan el contacto directo con distintas culturas, y que amplían la visión de mundo de los futuros docentes, fortaleciendo sus capacidades linguísticas y culturales. La metodología utilizada es cualitativa, basada en revisiones bibliográficas y análisis de algunas experiencias personales a lo largo del curso de graduación en Letras – Português e Espanhol de la Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). El trabajo aborda los conceptos de literacidad, interculturalidad e identidad docente, conectándolos con las vivencias proporcionadas por los viajes. Así, los viajes pedagógicos representan una valiosa herramienta para la formación sensible y reflexiva de los profesores de lenguas, combinando teoría y práctica, promoviendo un diálogo con la diversidad y contribuyendo a una educación más humanizada.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel das viagens pedagógicas na formação de professores de línguas e suas relevâncias para o desenvolvimento do letramento intercultural. A pesquisa parte da ideia que ensinar línguas envolve lidar com diferentes culturas e para isso o professor precisa estar preparado para atuar com respeito e empatia. As viagens pedagógicas são analisadas como experiências que possibilitam o contato direto com diferentes culturas, e que ampliam a visão de mundo de futuros professores, fortalecendo suas capacidades linguísticas e culturais. A metodologia utilizada é a qualitativa, com base em revisões bibliográficas e com análise de algumas experiências pessoais ao longo da graduação em Letras - Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O trabalho aborda os conceitos de letramento, interculturalidade e identidade docente conectando os mesmos com as vivências proporcionadas pelas viagens. Assim, as viagens pedagógicas representam uma ferramenta valiosa para a formação sensível e reflexiva dos professores de línguas, ao unirem teoria e prática, promovendo um diálogo com a diversidade e contribuindo para uma educação mais humanizada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2025-10-16T19:12:19Z No. of bitstreams: 1 PRILL.pdf: 2394903 bytes, checksum: 14ce6da7ed74da3318ae800121aabf22 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by DIONE ROSSI FARIAS (dione@uffs.edu.br) on 2025-10-22T15:12:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PRILL.pdf: 2394903 bytes, checksum: 14ce6da7ed74da3318ae800121aabf22 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-22T15:12:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PRILL.pdf: 2394903 bytes, checksum: 14ce6da7ed74da3318ae800121aabf22 (MD5) Previous issue date: 2025en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLínguaspt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.titleViagem pedagógica: letramento intercultural na formação de professores de línguaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRILL.pdf2.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.