Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8938Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Angelise Fagundes da | - |
| dc.contributor.referee1 | Fontana, Marcus Vinicius Liessem | - |
| dc.contributor.referee2 | Ames, Maria Alice Canzi | - |
| dc.creator | Prill, Verônica Daniela Andres | - |
| dc.date | 2025-07-04 | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-22T15:12:28Z | - |
| dc.date.available | 2025 | - |
| dc.date.available | 2025-10-22T15:12:28Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8938 | - |
| dc.description.abstract | El presente trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre el papel de los viajes pedagogicos el la formación de profesores y sus relevancias para el desarrollo del literacidad intercultural. La investigación parte de la idea que enseñar lenguas implica tratar con diferentes culturas y para eso, el profesor necesita estar preparado para actuar con respeto y empatía. Los viajes pedagógicos son analizados como experiencias que posibilitan el contacto directo con distintas culturas, y que amplían la visión de mundo de los futuros docentes, fortaleciendo sus capacidades linguísticas y culturales. La metodología utilizada es cualitativa, basada en revisiones bibliográficas y análisis de algunas experiencias personales a lo largo del curso de graduación en Letras – Português e Espanhol de la Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). El trabajo aborda los conceptos de literacidad, interculturalidad e identidad docente, conectándolos con las vivencias proporcionadas por los viajes. Así, los viajes pedagógicos representan una valiosa herramienta para la formación sensible y reflexiva de los profesores de lenguas, combinando teoría y práctica, promoviendo un diálogo con la diversidad y contribuyendo a una educación más humanizada. | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel das viagens pedagógicas na formação de professores de línguas e suas relevâncias para o desenvolvimento do letramento intercultural. A pesquisa parte da ideia que ensinar línguas envolve lidar com diferentes culturas e para isso o professor precisa estar preparado para atuar com respeito e empatia. As viagens pedagógicas são analisadas como experiências que possibilitam o contato direto com diferentes culturas, e que ampliam a visão de mundo de futuros professores, fortalecendo suas capacidades linguísticas e culturais. A metodologia utilizada é a qualitativa, com base em revisões bibliográficas e com análise de algumas experiências pessoais ao longo da graduação em Letras - Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O trabalho aborda os conceitos de letramento, interculturalidade e identidade docente conectando os mesmos com as vivências proporcionadas pelas viagens. Assim, as viagens pedagógicas representam uma ferramenta valiosa para a formação sensível e reflexiva dos professores de línguas, ao unirem teoria e prática, promovendo um diálogo com a diversidade e contribuindo para uma educação mais humanizada. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2025-10-16T19:12:19Z No. of bitstreams: 1 PRILL.pdf: 2394903 bytes, checksum: 14ce6da7ed74da3318ae800121aabf22 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by DIONE ROSSI FARIAS (dione@uffs.edu.br) on 2025-10-22T15:12:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PRILL.pdf: 2394903 bytes, checksum: 14ce6da7ed74da3318ae800121aabf22 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-10-22T15:12:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PRILL.pdf: 2394903 bytes, checksum: 14ce6da7ed74da3318ae800121aabf22 (MD5) Previous issue date: 2025 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Campus Cerro Largo | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
| dc.subject | Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Línguas | pt_BR |
| dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
| dc.title | Viagem pedagógica: letramento intercultural na formação de professores de línguas | pt_BR |
| dc.type | Monografia | pt_BR |
| Appears in Collections: | Letras | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.