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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8938| Tipo: | Monografia |
| Título: | Viagem pedagógica: letramento intercultural na formação de professores de línguas |
| Autor(es): | Prill, Verônica Daniela Andres |
| Primeiro Orientador: | Silva, Angelise Fagundes da |
| Primeiro membro da banca: | Fontana, Marcus Vinicius Liessem |
| Segundo membro da banca: | Ames, Maria Alice Canzi |
| Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel das viagens pedagógicas na formação de professores de línguas e suas relevâncias para o desenvolvimento do letramento intercultural. A pesquisa parte da ideia que ensinar línguas envolve lidar com diferentes culturas e para isso o professor precisa estar preparado para atuar com respeito e empatia. As viagens pedagógicas são analisadas como experiências que possibilitam o contato direto com diferentes culturas, e que ampliam a visão de mundo de futuros professores, fortalecendo suas capacidades linguísticas e culturais. A metodologia utilizada é a qualitativa, com base em revisões bibliográficas e com análise de algumas experiências pessoais ao longo da graduação em Letras - Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O trabalho aborda os conceitos de letramento, interculturalidade e identidade docente conectando os mesmos com as vivências proporcionadas pelas viagens. Assim, as viagens pedagógicas representam uma ferramenta valiosa para a formação sensível e reflexiva dos professores de línguas, ao unirem teoria e prática, promovendo um diálogo com a diversidade e contribuindo para uma educação mais humanizada. |
| Abstract/Resumen: | El presente trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre el papel de los viajes pedagogicos el la formación de profesores y sus relevancias para el desarrollo del literacidad intercultural. La investigación parte de la idea que enseñar lenguas implica tratar con diferentes culturas y para eso, el profesor necesita estar preparado para actuar con respeto y empatía. Los viajes pedagógicos son analizados como experiencias que posibilitan el contacto directo con distintas culturas, y que amplían la visión de mundo de los futuros docentes, fortaleciendo sus capacidades linguísticas y culturales. La metodología utilizada es cualitativa, basada en revisiones bibliográficas y análisis de algunas experiencias personales a lo largo del curso de graduación en Letras – Português e Espanhol de la Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). El trabajo aborda los conceptos de literacidad, interculturalidad e identidad docente, conectándolos con las vivencias proporcionadas por los viajes. Así, los viajes pedagógicos representan una valiosa herramienta para la formación sensible y reflexiva de los profesores de lenguas, combinando teoría y práctica, promoviendo un diálogo con la diversidad y contribuyendo a una educación más humanizada. |
| Palavras-chave: | Formação de professores Ensino Línguas Interculturalidade |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Sigla da Instituição: | UFFS |
| Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Cerro Largo |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8938 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Letras |
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