Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8938| Type: | Monografia |
| Título : | Viagem pedagógica: letramento intercultural na formação de professores de línguas |
| Author: | Prill, Verônica Daniela Andres |
| First advisor: | Silva, Angelise Fagundes da |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Fontana, Marcus Vinicius Liessem |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Ames, Maria Alice Canzi |
| Resume: | O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel das viagens pedagógicas na formação de professores de línguas e suas relevâncias para o desenvolvimento do letramento intercultural. A pesquisa parte da ideia que ensinar línguas envolve lidar com diferentes culturas e para isso o professor precisa estar preparado para atuar com respeito e empatia. As viagens pedagógicas são analisadas como experiências que possibilitam o contato direto com diferentes culturas, e que ampliam a visão de mundo de futuros professores, fortalecendo suas capacidades linguísticas e culturais. A metodologia utilizada é a qualitativa, com base em revisões bibliográficas e com análise de algumas experiências pessoais ao longo da graduação em Letras - Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O trabalho aborda os conceitos de letramento, interculturalidade e identidade docente conectando os mesmos com as vivências proporcionadas pelas viagens. Assim, as viagens pedagógicas representam uma ferramenta valiosa para a formação sensível e reflexiva dos professores de línguas, ao unirem teoria e prática, promovendo um diálogo com a diversidade e contribuindo para uma educação mais humanizada. |
| Resumen : | El presente trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre el papel de los viajes pedagogicos el la formación de profesores y sus relevancias para el desarrollo del literacidad intercultural. La investigación parte de la idea que enseñar lenguas implica tratar con diferentes culturas y para eso, el profesor necesita estar preparado para actuar con respeto y empatía. Los viajes pedagógicos son analizados como experiencias que posibilitan el contacto directo con distintas culturas, y que amplían la visión de mundo de los futuros docentes, fortaleciendo sus capacidades linguísticas y culturales. La metodología utilizada es cualitativa, basada en revisiones bibliográficas y análisis de algunas experiencias personales a lo largo del curso de graduación en Letras – Português e Espanhol de la Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). El trabajo aborda los conceptos de literacidad, interculturalidad e identidad docente, conectándolos con las vivencias proporcionadas por los viajes. Así, los viajes pedagógicos representan una valiosa herramienta para la formación sensible y reflexiva de los profesores de lenguas, combinando teoría y práctica, promoviendo un diálogo con la diversidad y contribuyendo a una educación más humanizada. |
| Palabras clave : | Formação de professores Ensino Línguas Interculturalidade |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Acronym of the institution: | UFFS |
| College, Institute or Department: | Campus Cerro Largo |
| Type of Access: | Acesso Aberto |
| URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8938 |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Aparece en las colecciones: | Letras |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PRILL.pdf | 2.34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.