Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/991
Type: | Monografia |
Title: | Entre palavras, ações e reflexões : a prática pedagógica com bebês |
Author: | Abreu, Juliana Souza de |
First advisor: | Loss, Adriana Salete |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva , Ivone Maria Mendes de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pokojeski, Sueli |
Resume: | O presente estudo intitulado “Entre palavras, ações e reflexões: A prática pedagógica com bebês” partiu do problema: Quais são os conhecimentos e práticas pedagógicas necessárias para um fazer docente voltado para a estimulação das diferentes linguagens do desenvolvimento infantil, de 0 a 3 anos? O estudo objetivou investigar os saberes docentes necessários para o desenvolvimento de uma prática pedagógica significativa, que compreenda os bebês como sujeitos ativos, capazes e, sobretudo, que reafirme as suas potencialidades, por meio da experiência do estágio curricular supervisionado na Educação Infantil. A presente pesquisa, de caráter qualitativo, faz uso do método documental (diário de bordo da prática docente da pesquisadora), na perspectiva exploratório-interpretativa. Por meio deste estudo foi possível constatar que o educador infantil deve ser aquele que além de cuidar e acompanhar a criança, também educa, estimula e planeja o trabalho pedagógico com os bebês, pois deve-se entender que a prática pedagógica com essa faixa etária tem características muito particulares, sendo essencial propiciar aos pequenos vivências significativas que envolvam o visualizar, o manusear, o escutar, o aprender, o explorar, o viver, em todos os sentidos. |
Keywords: | Prática pedagógica Estágios supervisionados Educação infantil Desenvolvimento infantil |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/991 |
Issue Date: | Aug-2017 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.