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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1000
Type: | Monografia |
Title: | Educação e cidadania no movimento dos atingidos por barragens (MAB) |
Author: | Bueno, Mayane Haushahn |
First advisor: | Benincá, Dirceu |
Resume: | O presente trabalho estuda as práticas educativas do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) na perspectiva da cidadania. Além disso, analisa como as práticas educativas do movimento fortalecem a consciência cidadã, bem como pretende refletir sobre os fundamentos que sustentam a formação do sujeito crítico na relação entre educação, cidadania e sustentabilidade. A partir dos estudos sobre a educação popular, busca revelar o protagonismo dos movimentos sociais na re(construção) epistemológica e prática voltada à educação dos oprimidos. Por via da colonialidade do saber, procura entender como o caráter educativo do MAB, enquanto movimento social popular, articula-se com a realidade política, social e cultural no contexto brasileiro. Quanto a dimensão pedagógica, integra neste debate a discussão teórica em torno das práticas informais, formais e não formais de ensino, bem como, discute a cidadania e a sustentabilidade como paradigmas sociais e educativos. Na dimensão sociológica, a pesquisa apresenta a opção descolonial, a ecologia de saberes e a sociologia das ausências como desafio na des(construção) de saberes desprivilegiados para a auto-organização dos movimentos e o fortalecimento da educação como prática cidadã. |
Keywords: | Educação Movimentos sociais MAB |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1000 |
Issue Date: | 2014 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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