Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1001
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lepke, Sonize | - |
dc.contributor.referee1 | Torres, Maria Salete de Moura | - |
dc.contributor.referee2 | Pierozan, Sandra Simone Höpner | - |
dc.creator | Helmann, Elisete Maria | - |
dc.date | 2016-12-15 | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-29T13:50:18Z | - |
dc.date.available | 2017-01 | - |
dc.date.available | 2017-08-29T13:50:18Z | - |
dc.date.issued | 2017-08 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1001 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo buscar dados, compreender a função e o papel desenvolvido pelo professor (a) bi docente1 diante dos alunos com deficiência da rede municipal de ensino de Erechim. Para tanto foi realizada a pesquisa bibliográfica, análise de documentos da Secretaria Municipal de Educação com as orientações referentes ao profissional e Projeto Politico Pedagógico (PPP), bem como a Resolução do Conselho Municipal de Educação que orienta as ações. A temática da bi docência tem sido pouca problematizada até o momento, encontra – se na literatura apenas pesquisas que discutem o papel do segundo professor (a) por turma ou professor auxiliar ou do trabalho colaborativo. O desafio foi tecer essa rede de relações entre estes e compreender como o professor está inserido na rede municipal de educação, e especificamente qual a sua formação e funções. As conclusões apontam os avanços idealizados e concretizados pela rede de ensino, bem como os desafios. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-08-23T11:30:12Z No. of bitstreams: 1 HELMANN.PDF: 687984 bytes, checksum: b5b56ad6ddfdefe8772c5211f5c4757b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-29T13:50:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HELMANN.PDF: 687984 bytes, checksum: b5b56ad6ddfdefe8772c5211f5c4757b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-08-29T13:50:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HELMANN.PDF: 687984 bytes, checksum: b5b56ad6ddfdefe8772c5211f5c4757b (MD5) Previous issue date: 2017-08 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Alunos com deficiências | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Professor auxíliar | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva : algumas reflexões sobre a bi docência no município de Erechim (RS) | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HELMANN.PDF | 671,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.