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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1001| Tipo: | Monografia |
| Título: | Educação inclusiva : algumas reflexões sobre a bi docência no município de Erechim (RS) |
| Autor(es): | Helmann, Elisete Maria |
| Primeiro Orientador: | Lepke, Sonize |
| Primeiro membro da banca: | Torres, Maria Salete de Moura |
| Segundo membro da banca: | Pierozan, Sandra Simone Höpner |
| Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo buscar dados, compreender a função e o papel desenvolvido pelo professor (a) bi docente1 diante dos alunos com deficiência da rede municipal de ensino de Erechim. Para tanto foi realizada a pesquisa bibliográfica, análise de documentos da Secretaria Municipal de Educação com as orientações referentes ao profissional e Projeto Politico Pedagógico (PPP), bem como a Resolução do Conselho Municipal de Educação que orienta as ações. A temática da bi docência tem sido pouca problematizada até o momento, encontra – se na literatura apenas pesquisas que discutem o papel do segundo professor (a) por turma ou professor auxiliar ou do trabalho colaborativo. O desafio foi tecer essa rede de relações entre estes e compreender como o professor está inserido na rede municipal de educação, e especificamente qual a sua formação e funções. As conclusões apontam os avanços idealizados e concretizados pela rede de ensino, bem como os desafios. |
| Palavras-chave: | Educação inclusiva Alunos com deficiências Formação de professores Professor auxíliar |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Sigla da Instituição: | UFFS |
| Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1001 |
| Data do documento: | Ago-2017 |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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