Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1001
Type: Monografia
Title: Educação inclusiva : algumas reflexões sobre a bi docência no município de Erechim (RS)
Author: Helmann, Elisete Maria
First advisor: Lepke, Sonize
metadata.dc.contributor.referee1: Torres, Maria Salete de Moura
metadata.dc.contributor.referee2: Pierozan, Sandra Simone Höpner
Resume: O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo buscar dados, compreender a função e o papel desenvolvido pelo professor (a) bi docente1 diante dos alunos com deficiência da rede municipal de ensino de Erechim. Para tanto foi realizada a pesquisa bibliográfica, análise de documentos da Secretaria Municipal de Educação com as orientações referentes ao profissional e Projeto Politico Pedagógico (PPP), bem como a Resolução do Conselho Municipal de Educação que orienta as ações. A temática da bi docência tem sido pouca problematizada até o momento, encontra – se na literatura apenas pesquisas que discutem o papel do segundo professor (a) por turma ou professor auxiliar ou do trabalho colaborativo. O desafio foi tecer essa rede de relações entre estes e compreender como o professor está inserido na rede municipal de educação, e especificamente qual a sua formação e funções. As conclusões apontam os avanços idealizados e concretizados pela rede de ensino, bem como os desafios.
Keywords: Educação inclusiva
Alunos com deficiências
Formação de professores
Professor auxíliar
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1001
Issue Date: Aug-2017
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HELMANN.PDF671,86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.