Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1124
Tipo: Monografia
Título: It's Britney, bitch! Considerações em torno da videografia de um ícone pop
Autor(es): Deobald, Nícolas Eduardo de Oliveira
Primeiro Orientador: Porto, Ana Claúdia
Primeiro membro da banca: Freitas, Sandra Balbé de
Segundo membro da banca: Kowalski, Dione de Brum Nascimento
Resumo: Visto pelas gravadoras como uma forma eficiente de promover as músicas de trabalho de seus artistas dentro de uma cultura pop, o videoclipe atrai muita visibilidade para cantor e canção, seja por meio de canais próprios para esse nicho, como VH1 e MTV, ou sites como Youtube, Vevo e Vimeo. É por meio desse produto cultural que inúmeros cantores desse mercado musical consolidaram-se seu nome no hall da fama. Nomes como Michael Jackson, Madonna, Lady Gaga e Britney Spears têm sua construção imagética diretamente ligada a essa forma de divulgação. Assim, essas narrativas fono- cinematrográficas têm um papel importante no cenário mercadológico, não apenas na vendagem do álbum e música promovidos, mas também na “venda” de um estilo de vida. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho propõe refletir sobre a construção do ethos da cantora norte-americana Britney Spears, por meio da análise um corpus selecionado de seus videoclipes. Para tanto, partiu-se da pesquisa bibliográfica acerca do tema, bem como da leitura do material a ser analisado (o corpus). A partir das análises, percebe-se que a pop star tem construído a imagem de si a partir de uma narrativa ambígua, a qual tem o uso do corpo como uma estratégia de visibilidade e divulgação do american dream (sonho americano).
Abstract/Resumen: Por las grabadoras como una forma eficiente de promover las canciones de trabajo de sus artistas dentro de una cultura pop, el videoclip atrae mucha visibilidad para cantante y cantante. o por medio de canales propios para ese nicho, como VH1 y MTV, o sitios web como Youtube, Vevo y Vimeo. Es por medio de ese producto cultural que innumerables cantantes de ese mercado musical se consolidaron su nombre en el hall de la fama. Nombres como Michael Jackson, Madonna, Lady Gaga y Britney Spears tienen su construcción de imágenes directamente vinculada a esa forma de divulgación. Así, esas narrativas fono- cinematrográficas desempeñan un papel importante en el escenario mercadológico, no sólo en la el vendaje del álbum y la música promovidos, pero también en la "venta" de un estilo de vida. A partir de ese presupuesto, el presente trabajo propone reflexionar sobre la construcción del proyecto de la cantante estadounidense Britney Spears, a través del análisis de un corpus seleccionado de sus videoclips. Para ello, se partió de la investigación bibliográfica acerca del tema el tema, así como la lectura del material a ser analizado (el corpus). A partir de los análisis, se percibe que la estrella del pop ha construido la imagen de sí a partir de una narrativa ambigua, la cual tiene el uso del cuerpo como una estrategia de visibilidad y difusión americano sueño (sueño americano).
Palavras-chave: Videografia
Cultura pop
Britney Spears
Análise videográfica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1124
Data do documento: 7-Jul-2017
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEOBALD.pdf638,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.