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Type: Monografia
Title: Linguagens em consonância: articulando Língua Portuguesa e Educação física
Author: Kober, Patrícia
First advisor: Pelá, Cleuza
metadata.dc.contributor.referee1: Gonçalves, Ana Cecília Teixeira
metadata.dc.contributor.referee2: Nogueira, Sandra Vidal
Resume: O tema deste trabalho - a contribuição da abordagem interdisciplinar, envolvendo a Língua Portuguesa e a Educação Física, para a formação esportivo-cidadã de estudantes do Ensino Médio e para o desenvolvimento de sua competência comunicativa a ser usada nas diferentes práticas de linguagem - objetivou mostrar uma possibilidade de trabalho, sob a abordagem interdisciplinar, a fim de propiciar aos estudantes de Ensino Médio situações mais significativas de aprendizagem. Para realizar o trabalho, primeiramente, a pesquisadora estudou trabalhos que discutiam abordagens interdisciplinares e os delimitou. Após, descreveu a abordagem interdisciplinar a partir de documentos oficiais e analisou uma obra da esfera didático-literária para verificar as possibilidades de um trabalho interdisciplinar, envolvendo Língua Portuguesa e Educação Física. E, por último, propôs uma sequência didática resumida, de cunho interdisciplinar, em função dos resultados obtidos. Com esse estudo, entendeu-se que a abordagem interdisciplinar, articulando essas duas disciplinas, pode contribuir para a formação do sujeito como leitor crítico da realidade e da cultura esportiva, para o desenvolvimento do respeito à diversidade, da concentração, da disciplina (comportamental) e da atitude saudável. Concluiu-se também que, articuladas, as disciplinas de Língua Portuguesa e Educação Física podem contribuir para a formação integral dos indivíduos, pois os conhecimentos produzidos nelas dialogam entre si, permitindo alcançar excelentes resultados no processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: El tema de este trabajo - la contribución del abordaje interdisciplinario, involucrando la Lengua Portuguesa y Educación Física, para la formación deportivo-ciudadana de estudiantes de la Enseñanza Mediana y para el desarrollo de su competencia comunicativa a ser usada en las distintas prácticas de lenguaje - objetivó mostrar una posibilidad de trabajo, por medio del abordaje interdisciplinario, a fin de propiciar a los estudiantes de la Enseñanza Mediana situaciones más significativas de aprendizaje. Para realizar el trabajo, primeramente, la investigadora estudió trabajos que discutían abordajes interdisciplinares y los delimitó. Después, describió el abordaje interdisciplinario a partir de documentos oficiales y analizó una obra de la esfera didáctico literaria para verificar las posibilidades de un trabajo interdisciplinario, involucrando Lengua Portuguesa y Educación Física. Y, por último, propuso una secuencia didáctica, de cuño interdisciplinario, en función de los resultados obtenidos. Con ese estudio, se entendió que el abordaje interdisciplinario, articulando esas dos disciplinas, puede contribuir para la formación del sujeto como lector crítico de la realidad y de la cultura deportiva, para el desarrollo del respecto a la diversidad, de la concentración, de la disciplina (comportamiento) y de la actitud saludable. Se concluye también que, articuladas, las asignaturas de Lengua Portuguesa y Educación Física pueden contribuir para la formación integral de los individuos, pues los conocimientos producidos en ellas dialogan entre si, permitiendo alcanzar excelentes resultados en el proceso de enseñanza y aprendizaje.
Keywords: Língua Portuguesa
Educação física
Linguagem
Interdisciplinaridade
Didática
Ensino e aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1125
Issue Date: 7-Mar-2017
Appears in Collections:TCC Letras

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