Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1135
Tipo: Artigo Cientifico
Título: O ensino de artes nas escolas: o que dizem os documentos
Autor(es): Bolles, Vanessa
Hermes, Liziani
Primeiro Orientador: Silva, Ariane Franco Lopes da
Resumo: O presente trabalho busca estudar o lugar das artes visuais na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por meio da análise de planos de aula e de projetos bimestrais de professores da rede pública estadual e municipal de Chapecó. O objetivo é analisar as atividades realizadas nas diferentes linguagens artísticas como artes plásticas, dança, música e teatro e observar a frequência com que elas surgem ao longo do ano. Um outro objetivo é classificar as atividades em categorias temáticas, analisar as categorias e estabelecer compara­ ções entre os diferentes planos de ensino e os bimestres de uma mesma série. O trabalho procura também observar as estratégias de avaliação adotadas pelos professores ao longo dos bimestres e das séries. Com isso, refletimos sobre o que os professores entendem sobre os processos pedagógicos que permeiam o ensino de artes e sobre os seus esforços em promover articulações entre as artes e as diferentes disciplinas escolares. Foram analisados quatro planos e projetos bimestrais de aula de 4 professoras de escolas diferentes de Chapecó. Por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), foi possível perceber que algumas atividades aparecem mais que outras nos planos de aula e que a preocupação maior dos professores parece ser com o desenvolvimento de atividades de apreciação da cultura local onde podemos destacar que as atividades mais utilizadas são as peças teatrais, obras de arte, dança e jogos.
Abstract/Resumen: This work studies the place of visual arts in kindergarten and Early Years of Basic Education, through the analysis of lesson plans and projects bimonthly teachers of state and municipal public network Chapecó. The goal is to analyze the activities carried out in different artistic languages such as visual arts, dance, music and theater and observe how often they arise throughout the year. Another objective is to classify the activities into thematic categories, review the categories and comparisons between different teaching plans and marking periods of the same series. The work also seeks to observe the evaluation of strategies adopted by teachers over the marking periods and the series. With this, we reflect on what teachers understand about the pedagogical processes that permeate the arts education and on their efforts to promote links between the arts and the different school subjects. Four planes and bimonthly project class 4 teachers from different schools of Chapecó were analyzed. Through content analysis proposed by Bardin (1977), it was revealed that some activities appear more than others in lesson plans and that the main concern of teachers seems to be with the development of assessment activities of the local culture where we can highlight that the most used activities are the plays, works of art, dance and games.
Palavras-chave: Análise documental
Artes
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1135
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOLLES e HERMES.pdf416,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.