Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1149
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Sentidos produzidos a respeito da leitura em documentos do PIBID UFFS
Autor(es): Partichelli, Juliete Ilha
Primeiro Orientador: Stübe, Angela Derlise
Resumo: Este trabalho objetiva analisar efeitos de sentido produzidos sobre leitura em documentos do PIBID. Como arquivo, selecionamos os seguintes documentos: Portaria 96, de 18 de julho de 2013, da Capes, que regulamenta o PIBID; o Programa Institucional do PIBID/UFFS, regido pelo Edital CAPES n°61/2013 e o Subprojeto de Letras Campus Chapecó. O PIBID é um programa do governo que objetiva inserir os acadêmicos de licenciatura no âmbito escolar, almejando, assim, elevar a qualidade da formação inicial. A leitura se constitui como uma prática fundamental na construção de sujeitos-professores nesse programa. Teoricamente, sustentamo-nos na Análise de Discurso de orientação francesa, que nos permite compreender marcas linguísticas que emergem nos documentos analisados, para problematizar relações interdiscursivas. No gesto de interpretação, uma das regularidades que mais ressoa é a concepção de leitura como modo de alcançar níveis mais elevados de conhecimentos teóricos e de aprimoramento da língua portuguesa.
Abstract/Resumen: This work aims to analyze the effects of meaning produced about reading at PIBID's documents. As a file, the following documents were selected: Ordinance 96, from 18th of July of 2013, from Capes, that regulates the Institutional Program PIBID/UFFS, governed by CAPES' announcement number 61/2013 and the Subproject of Languages - Campus Chapecó. PIBID is a government program that aims to introduce academic licensure in schools, seeking, thus raising the quality of initial training. In this program, reading process is constituted as a fundamental practice in the teachers’ constitution. Theoretically, we are based at Discourse Analysis of the French orientation that allows us to understand the language marks that emerge in the analyzed documents, to problematize interdiscursive relations. At the gesture of interpretation, the conception of reading as a way to achieve high levels of theoretical knowledge and the enhancement of the Portuguese language resonates as a dominant regularity.
Palavras-chave: Análise de texto
Leitura
Ensino e aprendizagem
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1149
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PARTICHELLI.pdf445,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.