Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1176
Type: | Monografia |
Title: | A escolha pela Pedagogia e a construção da identidade profissional no início da carreira: um estudo com egressas do curso de Pedagogia da UFFS/Erechim-RS |
Author: | Orso, Monise Clara |
First advisor: | Silva, Ivone Maria Mendes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cristofoli, Maria Silvia |
metadata.dc.contributor.referee3: | Chiaparini, Cândida |
Resume: | De forma geral, cada indivíduo possui em sua identidade profissional uma singularidade, que foi e está sendo construída mediante vivências particulares, mas também a partir de processos compartilhados na vida em sociedade. Por meio da presente pesquisa, tornou-se possível constatarmos o que levou um grupo de egressas do curso de Pedagogia da UFFS/Campus Erechim a escolherem esta profissão, bem como analisar de que forma percebem o processo de constituição de suas identidades profissionais. Para tanto, o caminho metodológico escolhido foi de natureza qualitativa, sendo realizado um estudo bibliográfico sobre o tema e uma pesquisa empírica utilizando entrevistas para a obtenção de dados. Em relação aos resultados obtidos com a pesquisa, os motivos que interferiram na escolha pelo curso foram a influência de familiares e outras pessoas significativas, o vínculo com as crianças, o interesse pela área da Educação que foi constituído durante a vida, bem como algumas características do curso ofertado pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Em relação a suas identidades profissionais, foi confirmado que elas são construídas no decorrer da vida, mediante as interações sociais e os conhecimentos com os quais vão tendo contato. Por fim, com base nos relatos obtidos com a entrevista e sua análise, pode-se afirmar que a universidade - tanto em suas possibilidades quanto em seus limites - forneceu elementos para a constituição desses sujeitos enquanto profissionais. |
Keywords: | Escolha profissional Identidade profissional Início da carreira Formação de profissionais da educação |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1176 |
Issue Date: | 10-Jan-2017 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.