Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1176
Tipo: Monografia
Título: A escolha pela Pedagogia e a construção da identidade profissional no início da carreira: um estudo com egressas do curso de Pedagogia da UFFS/Erechim-RS
Autor(es): Orso, Monise Clara
Primeiro Orientador: Silva, Ivone Maria Mendes
Segundo membro da banca: Cristofoli, Maria Silvia
Terceiro membro da banca: Chiaparini, Cândida
Resumo: De forma geral, cada indivíduo possui em sua identidade profissional uma singularidade, que foi e está sendo construída mediante vivências particulares, mas também a partir de processos compartilhados na vida em sociedade. Por meio da presente pesquisa, tornou-se possível constatarmos o que levou um grupo de egressas do curso de Pedagogia da UFFS/Campus Erechim a escolherem esta profissão, bem como analisar de que forma percebem o processo de constituição de suas identidades profissionais. Para tanto, o caminho metodológico escolhido foi de natureza qualitativa, sendo realizado um estudo bibliográfico sobre o tema e uma pesquisa empírica utilizando entrevistas para a obtenção de dados. Em relação aos resultados obtidos com a pesquisa, os motivos que interferiram na escolha pelo curso foram a influência de familiares e outras pessoas significativas, o vínculo com as crianças, o interesse pela área da Educação que foi constituído durante a vida, bem como algumas características do curso ofertado pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Em relação a suas identidades profissionais, foi confirmado que elas são construídas no decorrer da vida, mediante as interações sociais e os conhecimentos com os quais vão tendo contato. Por fim, com base nos relatos obtidos com a entrevista e sua análise, pode-se afirmar que a universidade - tanto em suas possibilidades quanto em seus limites - forneceu elementos para a constituição desses sujeitos enquanto profissionais.
Palavras-chave: Escolha profissional
Identidade profissional
Início da carreira
Formação de profissionais da educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1176
Data do documento: 10-Jan-2017
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ORSO.pdf302,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.