Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1176
Type: Monografia
Title: A escolha pela Pedagogia e a construção da identidade profissional no início da carreira: um estudo com egressas do curso de Pedagogia da UFFS/Erechim-RS
Author: Orso, Monise Clara
First advisor: Silva, Ivone Maria Mendes
metadata.dc.contributor.referee2: Cristofoli, Maria Silvia
metadata.dc.contributor.referee3: Chiaparini, Cândida
Resume: De forma geral, cada indivíduo possui em sua identidade profissional uma singularidade, que foi e está sendo construída mediante vivências particulares, mas também a partir de processos compartilhados na vida em sociedade. Por meio da presente pesquisa, tornou-se possível constatarmos o que levou um grupo de egressas do curso de Pedagogia da UFFS/Campus Erechim a escolherem esta profissão, bem como analisar de que forma percebem o processo de constituição de suas identidades profissionais. Para tanto, o caminho metodológico escolhido foi de natureza qualitativa, sendo realizado um estudo bibliográfico sobre o tema e uma pesquisa empírica utilizando entrevistas para a obtenção de dados. Em relação aos resultados obtidos com a pesquisa, os motivos que interferiram na escolha pelo curso foram a influência de familiares e outras pessoas significativas, o vínculo com as crianças, o interesse pela área da Educação que foi constituído durante a vida, bem como algumas características do curso ofertado pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Em relação a suas identidades profissionais, foi confirmado que elas são construídas no decorrer da vida, mediante as interações sociais e os conhecimentos com os quais vão tendo contato. Por fim, com base nos relatos obtidos com a entrevista e sua análise, pode-se afirmar que a universidade - tanto em suas possibilidades quanto em seus limites - forneceu elementos para a constituição desses sujeitos enquanto profissionais.
Keywords: Escolha profissional
Identidade profissional
Início da carreira
Formação de profissionais da educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1176
Issue Date: 10-Jan-2017
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ORSO.pdf302.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.