Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1187
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Histórias em quadrinhos como auxílio didático nos processos de ensino e aprendizagem na educação infantil: uma análise da imagem associada à escrita
Autor(es): Curzee, Rochele
Zuliani, Fabiana
Primeiro Orientador: Silva, Ariane Franco Lopes da
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar as possíveis contribuições das histórias em quadrinhos para a pré-alfabetização. Parte-se do pressuposto que, por sua dimensão lúdica, os quadrinhos exercem um papel fundamental no desenvolvimento das primeiras habilidades de interpretação de textos e de imagens, além de favorecerem a aprendizagem dos hábitos e valores culturais e morais que facilitam o processo de inserção da criança no seu grupo social. Eles estariam sendo expressos nesse tipo de material de leitura, que falam, por meio de narrativas, do mundo infantil, que é familiar à criança. Por meio de análises de dez histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, identificamos e catalogamos os elementos simbólicos que compõem as imagens da personagem Mônica e observamos como esses elementos simbólicos são acompanhados por textos e imagens. A análise dos dados ocorreu da seguinte maneira: primeiramente, fez-se uma listagem e um inventário dos símbolos encontrados nos quadrinhos. Depois de catalogados, observaram-se os símbolos mais frequentes e os mais utilizados. Em um segundo momento, observou-se se esses símbolos eram utilizados juntamente com palavras e desenhos. Foram organizadas tabelas contendo seleções de símbolos e imagens e observados o que eles comunicam. Os dados foram tratados segundo a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Com essa metodologia de análise, foi possível perceber como símbolos e imagens funcionam em conjunto com a escrita na tarefa de comunicar sentimentos, ideias e ações. Esses elementos facilitam o ingresso das crianças no mundo da leitura e da escrita, possibilitando o processo de aprendizagem mais significativo.
Palavras-chave: Educação infantil
Histórias em quadrinhos
Desenho
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1187
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CURZEE e ZULIANI.pdf804,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.