Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1201
Tipo: Artigo Cientifico
Título: A produção nacional do PIBID no curso de pedagogia
Autor(es): Araújo, Marcia Vieira de
Primeiro Orientador: Maraschin, Maria Lucia Marocco
Resumo: Trata-se de um exercício de iniciação à pesquisa, que se constitui em Trabalho de Conclusão de Curso, mobilizado pelo propósito de compreender a dinâmica constitutiva e seu impacto no processo de formação inicial dos licenciandos do curso de Pedagogia, vinculados a subprojetos deste curso no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para empreender o que nos propomos, optamos por analisar a produção acadêmica nacional que contempla estudos relativos ao PIBID do curso de Pedagogia, de modo a produzir um quadro analítico, cujos dados poderão contribuir no sentido de subsidiar a construção de propostas de formação inicial e continuada, atentas às especificidades formativas deste curso. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo “estado do conhecimento”, a qual possui caráter exploratório, descritivo e qualitativo porque permite investigar o objeto para além dos aspectos quantitativos. Os dados foram buscados junto ao sítio da CAPES, junto a periódicos intencionalmente selecionados e atas de eventos ligados à grande área educação, a partir de expressões de busca que permitiram circunscrever a temática em atenção à formação de professores e às políticas públicas relativas a esta perspectiva. Como resultado, destacamos que ainda há uma produção incipiente em relação às reflexões demandadas num programa da natureza do PIBID, cujos compromissos éticos, políticos e pedagógicos alcançam a formação inicial e continuada. Destacamos, igualmente, que em se tratando do curso de Pedagogia, cuja presença dá-se nos mais diferentes espaços geográficos deste país, há necessidade de uma aproximação sistêmica e efetiva com os programas de pós-graduação das instituições envolvidas, além de uma aproximação formativa analítica junto às escolas de educação básica, campos de atuação profissional. Concluímos, ressaltando que a apologia elogiosa efetuada faz sentido ante a análise dos estudos catalogados.
Abstract/Resumen: It is an exercise in beginning research, which constitutes of course work completion, mobilized for the purpose of understanding the constitutive dynamics and their impact on initial training for future teachers of the Faculty of Education, linked to sub-projects in this course Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching (PIBID). To undertake what we propose, we chose to analyze the national academic production which includes studies for the Faculty of Education of PIBID, to produce an analytical framework, whose data could contribute towards subsidizing the construction of initial training and continuing proposals, attentive to the specifics of this training course. Regarding the methodology, it is a literature search of the “state of knowledge”, which has exploratory, descriptive and qualitative because it allows investigate the object beyond the quantitative aspects. The data were collected by the CAPES site, next to intentionally selected journals and events of minutes related to education area from search expressions that allowed circumscribe the theme of attention to the training of teachers and public policies relating to this perspective. As a result, we emphasize that there is still a fledgling production for the other defendant reflections in the PIBID nature of the program, the ethical, political and pedagogical commitments reach the initial and continuing education. We emphasize also that in the case of Faculty of Education, whose presence takes place in many different geographic areas of this country, there is need for a systematic and effective approach to the graduate programs of the institutions involved, as well as a formative approach Analytical next to basic education schools, vocational fields. We conclude, noting that the complimentary apology made makes sense at the analysis of the cataloged studies.
Palavras-chave: Pedagogia
Formação continuada de professores
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Educação
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1201
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARAÚJO.pdf183,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.