Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1229
Type: Artigo Cientifico
Título : O princípio da participação por meio dos conselhos escolares
Author: Cantoni, Priscilla
Venturin, Anapaula
First advisor: Gomes, Aurélia Lopes
Resume: O presente artigo objetiva descrever a importância da participação da comunidade na escola por meio da criação do conselho escolar. Buscamos análises com a pesquisa bibliográfica documental, conhecer a função do conselho escolar para verificar como se dá essa participação na gestão democrática. A pesquisa foi desenvolvida no município de Xanxerê/SC na Escola Municipal de Educação Básica Nossa Senhora Aparecida, os aspectos abordados estão relacionados com a criação, a organização e a atuação do conselho escolar nesta realidade. As analises realizadas possibilitaram um levantamento de aproximações e distanciamentos entre a literatura consultada, a documentação e legislação que institui a atuação do conselho escolar. Os aspectos verificados e a analise sobre o conselho escolar nos apresentaram a necessidade de realizar formação para os membros envolvidos a fim de despertar o interesse da participação e envolvimento da comunidade. Outro elemento a ser destacado está relacionado a necessária ligação entre a teoria e a prática. Constatamos que a Escola Municipal de Educação Básica Nossa Senhora Aparecida possui uma experiência de Conselho Escolar engajada com a comunidade, pois existe a participação dos pais, alunos e professores, possibilitando a efetivação de uma gestão democrática. Um aspecto essencial percebido na prática do conselho escolar é a participação coletiva, ou seja, representa os desafios e as perspectivas de uma educação que possibilita o protagonismo dos sujeitos e o fortalecimento de uma educação de qualidade por meio da gestão democrática.
Resumen : This article aims to describe the importance of community participation in the school through the creation of the school board. We seek analysis with the documentary literature and to know the function of the school board, and also to check how this participation interfere in democratic management. The research was conducted in Xanxerê/SC at the Municipal School of Basic Education Nossa Senhora de Aparecida, the aspects raised are related to the creation, organization and operation of the school board in this reality. The analyzes carried out enabled a survey of similarities and differences between literature, documentation and legislation establishing the role of the school board. Verified aspects and the analysis of the school board had in the need for training for members involved in order to attract the interest of participation and community involvement. Another element to be highlighted is related to necessary link between theory and practice. We found that the Municipal School of Basic Education Nossa Senhora de Aparecida has a School Board experience engaged with the community, because there is the participation of parents, students and teachers, enabling the realization of democratic management. An essential aspect realized in practice school board is the collective participation, ie represents the challenges and prospects of an education that enables the role of the subjects and the strengthening of quality education through democratic management.
Palabras clave : Comunitarismo
Conselhos de educação
Gestão democrática na educação
Política educacional
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1229
Fecha de publicación : 2015
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CANTONI e VENTURIN.pdf459,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.