Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1287
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Ensinar e aprender na perspectiva da escola de Vygotsky: um relato de experiência
Autor(es): Juriati, Dinaura Fagundes
Zanella, Vanessa
Primeiro Orientador: Alves, Solange Maria
Resumo: O artigo em tela é oriundo de estudos, práticas e problematizações desenvolvidas durante o estágio supervisionado de anos iniciais de ensino fundamental do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó, onde, com base na teoria históricocultural de desenvolvimento humano, experienciamos a organização do processo pedagógico no âmbito do ensino e da aprendizagem. Está pautado no objetivo de aprofundar reflexões acerca da relação teoria e prática no processo pedagógico com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, mais especificamente as de segundo ano desta etapa de escolarização. Em termos metodológicos, o alcance do objetivo proposto se deu por meio de: I.) aprofundamento de estudos no campo teórico histórico-cultural focando algumas categorias centrais como: mediação simbólica, aprendizagem e desenvolvimento, pensamento e linguagem, funções superiores de pensamento e papel da escola no processo de desenvolvimento humano; II.) realização de práticas pedagógicas organizadas com base na teoria de suporte, com crianças de segundo ano de duas escolas públicas da região de Chapecó- SC. Das práticas realizadas, duas são relatadas aqui de modo a explicitar parte dos resultados alcançados neste processo que, em termos gerais, apontam para a positividade das aprendizagem realizadas no caminho de constituir-se docente, especialmente no que diz respeito a aprender a planejar a ação docente numa base teórica de sustentação da prática.
Abstract/Resumen: The article is native from studies, practices and problematization developed during the supervised internship in the initial years of Elementary School in the pedagogy course of the Federal University of Fronteira Sul Campus Chapecó where, based in the historical-cultural theory of human development, we experienced the pedagogical process organization in the field of teaching and learning. It is based on the objective proposed to deepen reflections about theory and practice relation in the pedagogical process whit children of the initial years of Elementary School, more specifically those of the second year of this schooling stage. In methodologic terms, the scope of the proposed objective was achieved through: I.) deepening of studies in the historical-cultural field focusing in some central categories, as: symbolic mediation, learning and development, thought and language, higher functions and role of school in the process of human development; II.) Realization of pedagogical practices organized based on the support theory whit second-year children from two public schools in Chapecó-SC region. Of practices carried out, two of them are reported here, in order to make part of this results achieved on this process explicit, that, in general terms, point to the positivity of learning realized on the way of become a teacher, especially about learning and planning the teaching action in a theoretical base of practice support.
Palavras-chave: Desenvolvimento humano
Educação
História da educação
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1287
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JURIATI e ZANELLA.pdf473,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.