Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1290
Tipo: Artigo Cientifico
Título: O potencial pedagógico da educação ambiental: um estudo a partir de uma experiência vivida pela EEB Saad Antônio Sarquis, chapecó-SC
Autor(es): Brugnera, Priscila Tamiris
Cinelli, Kaluana
Primeiro Orientador: Simões, Willian
Resumo: O presente trabalho reflete sobre o potencial pedagógico da educação ambiental no processo de escolarização. Tem como objetivo apresentar um estudo sobre a educação ambiental e sustentabilidade no ambiente escolar a partir de vivências da Escola de Educação Básica Saad Antônio Sarquis no e a partir do programa Parlamento Jovem realizado no estado de Santa Catarina durante o ano de 2012. Utilizou-se metodologias do tipo bibliográfica, documental e roda de conversa. A partir de um diálogo teórico-interdisciplinar, procura-se defender o trabalho com a educação ambiental no ambiente escolar e seus conhecimentos implicados como fundamentais na formação de uma sociedade sustentável. No entanto, são tecidas algumas críticas sobre as possibilidades que se abrem de tratamento pedagógico da questão ambiental na escola por meio da pedagogia dos projetos, que facilmente pode se alinhar a uma perspectiva empresarial-neoliberal de educação.
Abstract/Resumen: The present work reflects about the pedagogical potential of environmental education at the schooling process. Its main objective is to present a study about environmental education and sustainability at the school atmosphere from an experience lived at the Elementary School Saad Antônio Sarquis with the program “Parlamento Jovem”, accomplished in Santa Catarina state during the year of 2012. We used as methodology the bibliography and documental research and also roundtables. Starting with a theoretic interdisciplinary dialogue, we aimed to reinforce and defend the work with environmental education inside the school environment and their implied knowledge at the formation of a sustainable society. However, we also criticized these open possibilities in pedagogical handling about the environmental issue at school by means of project-based learning which, may be easily explored to a neoliberal business perspective of education.
Palavras-chave: Educação ambiental
Ensino e aprendizagem
Sustentabilidade
Meio ambiente
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1290
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUGNERA e CINELLI.pdf838,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.