Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1290
Type: Artigo Cientifico
Título : O potencial pedagógico da educação ambiental: um estudo a partir de uma experiência vivida pela EEB Saad Antônio Sarquis, chapecó-SC
Author: Brugnera, Priscila Tamiris
Cinelli, Kaluana
First advisor: Simões, Willian
Resume: O presente trabalho reflete sobre o potencial pedagógico da educação ambiental no processo de escolarização. Tem como objetivo apresentar um estudo sobre a educação ambiental e sustentabilidade no ambiente escolar a partir de vivências da Escola de Educação Básica Saad Antônio Sarquis no e a partir do programa Parlamento Jovem realizado no estado de Santa Catarina durante o ano de 2012. Utilizou-se metodologias do tipo bibliográfica, documental e roda de conversa. A partir de um diálogo teórico-interdisciplinar, procura-se defender o trabalho com a educação ambiental no ambiente escolar e seus conhecimentos implicados como fundamentais na formação de uma sociedade sustentável. No entanto, são tecidas algumas críticas sobre as possibilidades que se abrem de tratamento pedagógico da questão ambiental na escola por meio da pedagogia dos projetos, que facilmente pode se alinhar a uma perspectiva empresarial-neoliberal de educação.
Resumen : The present work reflects about the pedagogical potential of environmental education at the schooling process. Its main objective is to present a study about environmental education and sustainability at the school atmosphere from an experience lived at the Elementary School Saad Antônio Sarquis with the program “Parlamento Jovem”, accomplished in Santa Catarina state during the year of 2012. We used as methodology the bibliography and documental research and also roundtables. Starting with a theoretic interdisciplinary dialogue, we aimed to reinforce and defend the work with environmental education inside the school environment and their implied knowledge at the formation of a sustainable society. However, we also criticized these open possibilities in pedagogical handling about the environmental issue at school by means of project-based learning which, may be easily explored to a neoliberal business perspective of education.
Palabras clave : Educação ambiental
Ensino e aprendizagem
Sustentabilidade
Meio ambiente
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1290
Fecha de publicación : 2017
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BRUGNERA e CINELLI.pdf838,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.