Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1297
Tipo: Monografia
Título: Desenvolvimento infantil em Vygotsky: contribuições para a mediação pedagógica na educação infantil
Autor(es): Schuster, Simone Cristina
Primeiro Orientador: Lyra, Leticia Ribeiro
Resumo: Este artigo é de natureza teórica e tem como objetivo compreender, com base na teoria de Vygostky, o papel da mediação pedagógica na educação infantil. Parte-se do princípio de que a prática pedagógica do professor é fundamental para garantir aprendizagem e desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos. Como método buscou-se estudos de Vygotsky, Rego, Oliveira, entre outros autores, a fim de se aprofundar essa temática. Conclui-se que um ambiente planejado, organizado, que tenha recursos em que a professora mediadora possa disponibilizá-los promove aprendizagens e desenvolvimento infantil.
Abstract/Resumen: This article is of a theoretical nature and aims to understand, based on Vygotsky’s theory, the role of pedagogical mediation in early childhood education. It is assumed that the pedagogical practice of the teacher is fundamental to ensure learning and development of children from 0 to 5 years. As a method, studies were carried out by Vygotsky, Rego and Oliveira among other authors in order to deepen this theme. We conclude that a planned, organized environment that has resources in which the mediating teacher can make them available promotes learning and child development.
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil
Educação infantil
Mediação pedagógica
Vygotsky
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1297
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCHUSTER.pdf405,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.